Conheça a linha Touring 2019 da Harley-Davidson

Os modelos estão mais potentes e agora contam com novo sistema de infotainment compatível com Apple CarPlay

  1. Home
  2. Notícias
  3. Conheça a linha Touring 2019 da Harley-Davidson
Karina Simões
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Tem Apple CarPlay? Geralmente fazemos essa pergunta quando queremos saber detalhes da central multimídia de algum carro, certo? Mas se alguém te perguntar se a Harley-Davidson Ultra Limited 2019 vem com o sistema de espelhamento para iOS, pode responder que sim.

Neste ano, as mudanças para a linha Touring 2019 da Harley foram além de cores e grafismos. As motocicletas da família Road King, Street Glide, Road Glide e Ultra Limited - leia, as mais desejadas entre os harleyros -, ganharam motor Milwauke-Eight 114 e uma central multimídia mais rápida, responsiva e compatível com Apple CarPlay.

Fomos até Mérida, no México, para conhecer parte desta linha, que está sendo comercializada no Brasil desde novembro com preços que vão dos R$ 79.900 até os R$ 105.700.

 Linha Touring 2019 H-D
Legenda: Linha Touring 2019 H-D
Crédito: Harley-Davidson

Boom! Box GTS

As motocicletas da linha Touring são grandalhonas, daquelas que você pode sair para dar uma voltinha e acabar em outro país. Para seduzir os fãs da marca e dar aquele upgrade na viagem, nada como uma central de infotainment com tudo o que o piloto tem direito. O sistema que equipava as motos antes cumpria bem seu papel, mas para a linha 2019 a tecnologia foi aprimorada. A tela sensível ao toque de 6,5 polegadas é simples, intuitiva e tem respostas mais rápidas.

icon photo
Legenda: Harley-Davidson Boom! Box GTS
Crédito: Harley-Davidson

Você pode tocar na tela e alterar as funções do aparelho mesmo utilizando luvas ou se estiver caindo uma baita chuva. Além da compatibilidade com smarthphones da Apple, há reconhecimento de voz para doze idiomas, bluetooth e navegador GPS. O pareamento não funciona com o sistema Android. Não é a primeira vez que o AppleCarPlay está disponível para motos, o sistema estreou na Honda GL 1800 Gold Wing.

Se o que você curte mesmo é ouvir um som enquanto pilota, vai curtir muito rodar nas novas Touring. Pelo pareamento, rapidamente você tem acesso à todas as suas playlists do Spotify. E que maravilha é pilotar ouvindo um som! Se você não tiver o app ou se seu celular for do tipo Android, coloque algumas músicas em um pen drive e espete na entrada que fica dentro do porta-objetos do lado direito.

icon photo
Legenda: Harley-Davidson Ultra Limited 2019
Crédito: Divulgação

Comecei pilotando a Ultra Limited (parte de R$ 102.900) e na primeira parada no test ride sugeriram que eu experimentasse a Street Glide Special (parte de R$ 95.400). Ela é menor e mais leve que a Ultra - são 379 kg contra 416 kg - e o peso a menos garante mais agilidade ao modelo. O visual é bagger, com baús laterais rígidos e sem porta bagagem na traseira ou encosto para o passageiro, que viaja com menos conforto em um assento mais estreito.

icon photo
Legenda: Harley-Davidson Street Glide 2019
Crédito: Harley-Davidson

Em poucos minutos com a Street eu já queria destrocar de moto. Não só por causa do conforto da Ultra Limited, mas porque diferentemente da Street, que tem arrefecimento a ar e óleo, a Ultra Limited e a Road Glide Ultra têm refrigeração líquida. Ela esquenta, mas esquenta menos, e naquele sol escaldante do México fazia diferença. A versão da Street Glide que peguei para teste não tinha compatibilidade com Apple CaPplay, mas a Harley garantiu que para o Brasil o sistema é oferecido de série nos modelos com a central Boom! Box GTS. Da família, as únicas motos que não contam com a central são a Road King Classic e Road King Special.

“Novo Motor”

O Milwaukee-Eight 114 não é exatamente uma novidade, ele já equipava algumas versões mais caras da linha Touring. Agora, os modelos da linha são equipados com a versão mais potente do ME, exceto a Road King Classic, equipada com a versão 107 do propulsor.

O torque máximo é de 17 kgf.m a 3.000 rpm e como de costume a Harley não declara a potência, que estima-se que gire em torno dos 90 cv. O câmbio tem seis marchas e a cada troca você sente aquele tranquinho típico das H-D.

icon photo
Legenda: Site 7f2c798a A852 44b8 8439 8a838df21185
Crédito: H-D

Pensar que a Ultra começou com um motor de 1.340 cm³ e agora está nos 1.868 cm³ é uma evolução e tanto. Para os padrões da Harley-Davidson, os motores Milwaukee são modernos e eficientes, com respostas rápidas e pouca vibração.

 Harley-Davidson Ultra Limited 2019
Legenda: Harley-Davidson Ultra Limited 2019
Crédito: Harley-Davidson

Para todos os gostos

Os modelos da família diferem bastante no visual. A Street Glide agrada os badboys com a dianteira Batwing, a Ultra Limited agrada os fãs mais conservadores com um visual mais clássico e o trio de faróis redondinhos enquanto a Road Glide agrada... hum, hei de confessar que embora ela agrade na posição de pilotagem o visual é de gosto duvidoso. Recebi mensagens de seguidores comparando o conjunto ótico do modelo com o farol da falecida VW Brasília. E não é que lembra mesmo? Enfim, gosto não se discute, o importante é termos opções para escolher.

De toda a família Touring, gostei mais da companhia da Ultra. Realizar pequenas manobras com uma moto de 416 kg não é tarefa das mais fáceis, especialmente se você não tiver altura suficiente para apoiar os dois pés no chão, mas depois que colocamos a moto em movimento, ela vira um brinquedo.

Harley-Davidson é, sem dúvida, um estilo de vida, ou você ama ou torce o nariz. A evolução mecânica em todo o line-up é nítida, a começar pelos motores Milwaukee, pela tecnologia embarcada nas motos, pela preocupação em se reinventar no design dentro de cada família (Sportster, Softail, Touring e CVO). E segundo a Harley, este é apenas o começo, muito mais está por vir.

 Harley-Davidson Ultra Limited 2019
Legenda: Harley-Davidson Ultra Limited 2019

Se você é fã da Haley e curte uma estrada, confira os preços da linha Touring 2019:

Road King Special – parte de R$ 82.400

Road King Classic – parte de R$ 79.900

Street Glide Special – parte de R$ 95.400

Ultra Limited – parte de R$ 102.900

Road Glide Special – parte de R$ 97.400

Road Glide Ultra – parte de R$ 101.900

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors