O canal de notícias da Webmotors

Conheça o scooter elétrico que alcança 100 km/h

Modelos foram construídos para o primeiro campeonato que envolve esse tipo de transporte no mundo

por Marcus Celestino

Os patinetes são adorados por crianças e, dependendo do modelo, também servem como modais eficientes no caos das grandes cidades. Embora cheios de vantagens, a velocidade não está entre os predicados do veículo. Isso até você conhecer os modelos desta matéria, já considerados os scooters elétricos mais rápidos do mundo.

O YCOM S1-X é feito de fibra de carbono, pesa apenas 35 kg e tem dois propulsores que rendem pouco mais de 16 cv. Além disso, o scooter elétrico tem um botão especial que pode dar 20% a mais de potência ao veículo em linhas retas. Segundo o fabricante, o “brinquedo” atinge velocidade máxima de 100 km/h.
O modelo dispõe ainda de bateria de 1,5 kWh armazenada sob o deck. Com uma bateria tão pequena e velocidade máxima tão elevada, deverá ter autonomia longe de saltar aos olhos. A tendência é que o YCOM S1-X dê mais ou menos uma quinzena de voltas em um pequeno circuito fechado. E, de fato, este é o objetivo do fabricante.
Veja quais são as motos mais baratas à venda no Brasil
O S1-X foi construído para disputar o eSkootr Championship (eSC). A competição de nome descolado, “xóvem”, é a primeira do mundo na qual correm apenas scooters elétricos. Sua primeira temporada tem previsão de início para o ano que vem. As disputas serão realizadas em pistas especialmente construídas para os veículos. Os circuitos terão entre 400 e 800 metros.

Até o momento, a YCOM fabricou 10 scooters elétricos para o eSC e mais 20 modelos devem ser produzidos. Eles serão distribuídos entre as equipes, que ainda não foram definidas.
Nos testes iniciais, com limitação da potência a 70%, os pilotos reclamaram muito de cansaço. Eles alegaram que há muito esforço físico para guiar o S1-X, principalmente nas curvas com maior inclinação.
A YCOM diz que, conforme os testes progredirem, os pilotos ganharão maior condicionamento físico e irão se adaptar ao scooter elétrico. O fabricante espera que os competidores não encontrem problema na utilização de 100% da potência, mais os 20% de boost nas retas. É como diz o outro: vamos aguardar.

Comentários

Carregar mais