A Ducati lança oficialmente a Multistrada V4 S no Brasil - conforme antecipamos há duas semanas, quando a marca abriu pré-reservas para o modelo em seu site brasileiro. Como esperávamos, a big trail chega com um motorzão impressionante e cheia de tecnologias. Mas a melhor parte da notícia é o preço abaixo do esperado: R$ 144.990. Nessa, nossas fontes ligadas à marca chutaram longe, entre R$ 160.000 e R$ 170.000 - que bom que estavam errados!
Inicialmente, a moto será vendida somente na cor vermelha com aros de rodas na cor preta, e já vem de fábrica com os baús laterais com fixações integradas e para-brisa. A Multistrada V4 S foi lançada lá fora em novembro de 2020 e logo se tornou a moto mais vendida pela Ducati no mundo: no ano passado, das 59.447 motos vendidas pela marca em todo o mundo, 9.957 foram da big trail com motor V4. Aqui, a marca pretende repetir o feito e, para isso, conta com muitos atrativos.
O principal é o novo motor V4 GranTurismo de quatro cilindros em V, 1.158 cm³, 170 cv de potência a 10.500 rpm e torque de 12,7 Kgm a 8.750 rpm. Deriva do Desmosedici Stradale usado na superbike Panigale V4 e na naked furiosa Streetfighter V4, porém com uma calibragem diferente para ficar mais adequado à proposta de uso misto da moto.
Grande, 1,2 quilo mais leve - tem apenas 66,7 quilos - , 8,5 cm mais curto, 9,5 cm mais baixo e apenas 2 cm mais largo que o bicilíndrico Testastretta utilizado na antecessora Multistrada 1.260 S.
Tem bossas como virabrequim contra-rotativo, que ao girar em sentido contrário à inércia gerada pelas rodas melhora a dirigibilidade, a maneabilidade e a agilidade da moto, e cilindros traseiros que se desligam em marcha lenta, o que evita que esquentem demais e causem desconforto nos ocupantes.
Além disso, a nova distribuição inclui um sistema de retorno de válvulas por molas, o que prolonga os intervalos de manutenção do V4 Granturismo para 60 mil quilômetros (ajuste de válvulas, pois as trocas de óleo são a cada 15 mil quilômetros).
O câmbio tem seis marchas com secundária por corrente e balança traseira monobraço com lateral semi-treliçada. Com 215 quilos de peso a seco e 240 quilos em ordem de marcha, a Multistrada V4 S tem distância mínima ao solo de 22 cm, tanque para 22 litros e capacidade de carga de 230 quilos. Os pneus são Pirelli Scorpion Trail II de uso misto, com medidas 120/70 R19 na frente 170/60 R17 atrás.
A moto também é equipada com iluminação full-LED, luzes de rodagem diurna (DRLs), luzes auxiliares direcionais, manoplas e banco com aquecimento, compartimento para guardar e carregar o smartphone em cima do tanque, bloqueio elétrico de direção e chave presencial. O painel de instrumentos é uma tela de TFT colorida de 6,5 polegadas com conexão Bluetooth que permite pareamento com smartphone para coordenar chamadas, ouvir músicas e usar aplicativo de navegação por GPS.
Naturalmente há muita eletrônica embarcada. Estão ali quatro modos de pilotagem (sport, touring, urban e enduro), quickshifter bidirecional, controle automático de velocidade adaptativo (cruise control), assistente para partida em rampas, controles de tração e antiempinamento, ABS otimizado para curvas, suspensões eletrônicas semi-ativas Marzocchi com função de auto-nivelamento - com cursos de 17 cm na frente e de 18 cm atrás - e freios Brembo Stylema.
Mas o grande barato é o exclusivo sistema de radares dianteiro e traseiro. O dianteiro, com frenagens controladas, ajusta automaticamente a distância em relação a outros veículos à frente quando se roda a velocidades entre os 30 e os 160 km/h (selecionável em quatro níveis). Já o traseiro, alojado sob a lanterna, detecta e avisa que veículos se aproximam pelos pontos cegos (área não visível diretamente pelo condutor ou pelos retrovisores).
Por fim, vale destacar que a Ducati Multistrada V4 S é o tipo de moto que chama a atenção. Embora seu design seja bem parecido com o da antecessora - portanto, algo que já conhecemos bem -, ficou bem aprimorado e não deixa de impressionar.
Na frente, é agressivo, "bicudo" e cheio de personalidade. Ao longo do "corpo", exibe linhas limpas e detalhes funcionais como o banco mais estreito no meio, para facilitar a pilotagem por pilotos de baixa estatura. E lá atrás lembra uma moto naked, com rabeta arrebitada, esguia e incorporando bagageiro e suporte de placa destacado.
Com 10 anos de Brasil, a Ducati tem, atualmente, 16 concessionários no país. Desde 2019, vários concessionários estão dentro de revendas Audi, já que as duas marcas são do Grupo Volkswagen. É o caso das lojas de Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Cuiabá (MT), João Pessoa (PB), Londrina (PR) e Rio de Janeiro (RJ).
Essa mudança no formato dos negócios, aliás, ajudou a reestruturar a marca no país e a rentabilizá-la, já que sustentar revendas próprias com motos de baixo volume (embora de altos preços) nunca foi muito viável por aqui. E parece mesmo dar certo: a marca prevê abrir pelo menos mais três lojas este ano, nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste.
E desde 2017 a Ducati também tem um estoque de peças local. Antes esses componentes vinham diretamente da Itália, e essa mudança reduziu o tempo de espera dos clientes. A marca diz que tem mais de 20 mil itens armazenados - com chegada média de 570 itens por mês e saída média de 1.100 - e que o nível de satisfação dos clientes nesse aspecto está próximo de 95%.
As motos, por sua vez, são todas montadas em Manaus (AM) a partir de peças importadas - exceto os modelos de edição limitada, que são fabricados com exclusividade pela matriz.
A Ducati ainda tem, no Brasil, o programa de extensão de garantia Ducati Ever Red. Disponível para toda a linha, oferece ao comprador a opção de estender a garantia de fábrica por mais 12, 24 ou 36 meses, além dos 24 meses originais.
O Ever Red inclui reparos nas concessionárias Ducati em todo o Brasil e guincho 24 horas, entre outras vantagens, e pode ser contratado no ato da compra ou até a moto atingir 20 mil quilômetros ou 50 mil quilômetros – neste caso, só para linha Multistrada - desde que esteja na garantia original de fábrica de dois anos.
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