O canal de notícias da Webmotors

Ducati lança versão Pikes Peak da Multistrada V4

A mais esportiva das big trails mantém os 170 cv, mas ganhou diversas melhorias de altíssimo nível e ficou incrível!

por Roberto Dutra

A Ducati Multistrada V4 acaba de ganhar, na Itália, a versão mais esportiva de toda a sua história. É a Pikes Peak - o sobrenome alude à montanha da Cordilheira Front, no estado do Colorado, condado de El Paso, Estados Unidos, onde já foram realizadas muitas competições de regularidade com motocicletas e automóveis.

De olho em uma Ducati? Confira as ofertas do estoque Webmotors!
Embora seja uma big trail de nascença - dentro dos atuais conceitos das big trails, mais voltadas para o asfalto -, a nova versão quer mesmo é impressionar quem gosta de performance nervosa e especificações do mais alto nível. Por isso, tem pintura e grafismos especiais, modificações mecânicas importantes em relação à Ducati Multistrada V4 normal e um desempenho capaz de rivalizar com os de muitas motos realmente esportivas.

Esteticamente, a Pikes Peak exibe pintura exclusiva, que mescla as cores vermelha - predominante - e branca, esta nas carenagens laterais como se fossem "number plates". A inspiração veio da superbike Desmocedici que compete na temporada deste ano do MotoGP. Mais abaixo, as saídas de ar para trás são na cor preta, o que reforça a aura esportiva da moto. O para-brisa é menor que nas outras Multistrada.

Isso se deve a uma de duas alterações bem importantes feitas para diferenciar esta versão das outras: o uso de roda dianteira de liga leve com aro de 17 polegadas - a outra foi a substituição da balança traseira tradicional por uma monobraço. As rodas, aliás, são de alumínio e fornecidas pela grife conterrânea Marchesini, e calçam pneus esportivos nas medidas 120/70 R17 na frente e 190/55 R17 atrás. Elas são 2,7 quilos mais leves que as liga leve usadas na Ducati Multistrada V4 S e ajudam a moto a ser 4 quilos mais leve que a versão "normal".

E há outras mudanças. Segundo a Ducati, o chassi foi revisado para trabalhar "em torno" da nova frente com roda de 17" e proporcionar uma performance mais responsiva e precisa. Os ângulos de trail e a geometria do entre-eixos também mudaram um pouco, em busca de uma proposta mais esportiva, e a moto é nitidamente mais baixa na frente. Assim, o piloto vai em posição efetivamente mais inclinada à frente e esportiva, fato reforçado pelas mudanças ergonômicas: as pedaleiras ficaram em posição mais alta e recuada e o guidom, mais baixo, estreito e curvo.

A suspensão dianteira é fornecida pela grife sueca Öhlins, e tem garfos pintados na cor dourada. A traseira também é da Öhlins, modelo Smart EC 2.0 - o mesmo usado na superbike Panigale V4 S e na recém-lançada hypernaked Streetfighter V4 S. Para quem não lembra, é eletrônica e ajusta-se automaticamente de acordo com o set-up escolhido pelo piloto nos modos de pilotagem.

Os freios Brembo da Pikes Peak têm a melhor especificação possível: são os mesmos da superbike Panigale V4. Na frente, dois discos e cálipers monobloco Stylema. Atrás, disco simples com cáliper Brembo flutuante.

A Pikes Peak também tem vários componentes feitos em fibra de carbono, escape exclusivo - de titânio e com silencioso em carbono - fornecido pela grife Akrapovič e banco do garupa com linda capa nas cores preta e vermelha e o emblema "V4" estampado na parte superior.

O Motor Granturismo é o mesmo da versão V4 S "normal": o quatro cilindros em linha de 1.160 cm³, que rende 170 cv de potência e torque de 12,7 kgf.m a 8.750 rpm. A novidade, aqui, vem da eletrônica: a adoção de mais um modo de pilotagem, não por acaso batizado de "race" (corrida). Junto, a moto ganhou um quickshifter recalibrado e uma resposta de aceleração mais imediata quando está no modo "high power" de entrega de potência.

A Ducati Multistrada V4 Pikes Peak ainda é equipada com o sistema de radares dianteiro e traseiro, controle automático adaptativo de velocidade, detector de pontos, ABS com atuação em curvas e controles de tração e anti-empinamento, entre outros recursos. O painel é aquela linda tela de TFT colorida com 6.5 polegadas - completo, inclui até conexão com smartphone para exibir informações de navegação por satélite GPS.

As vendas da nova versão começam em dezembro, com preço inicial de 28.990 Euros - cerca de R$ 189.000. Para comparar, a versão V4 S custa 22.340 Euros - uns R$ 146.000. Por enquanto não há previsão de chegada da Pikes Peak ao Brasil.
Confira o vídeo de apresentação da nova Multistrada V4 Pikes Peak. As imagens são espetaculares:

Comentários

Carregar mais