Esta semana todos os olhares do "reino big trail" no Brasil estiveram voltados para o lançamento da esperada Harley-Davidson Pan America 1250. Então, pouca gente se deu conta de que a Power Husky, representante da marca sueca Husqvarna no país (e dona de sua única concessionária, localizada em São Paulo) já começou a vender a também aguardadíssima Norden 901.
É uma trail média-grande que foi lançada na Europa e nos Estados Unidos entre outubro e novembro do ano passado depois de mais de um ano aparecendo nas redes digitais como moto conceito.
Aproveitamos a chegada da Norden 901 ao Brasil para dar um pulo lá na revenda e fazer uma primeira e, infelizmente, curta experimentação com a moto. Mas valeu a espera, e valeu cada segundo.
Senhoras e senhores, a Norden 901 é absolutamente impressionante! A começar pelo design, de extremo bom gosto e um tanto diferente do estilo agressivo e "bicudo" que vemos na maioria das concorrentes - Triumph Tiger, Ducati Multistrada e BMW F 850 GS. Aqui há uma pegada retrô, com farolzão redondo e carenagem de linhas também arredondadas, que parecem ter bebido da mesma fonte de modelos off-road consagrados no passado, como Cagiva Explorer 900 e Yamaha Super Tenéré 750.
Para quem gosta, é um deleite para os olhos - e não só pelo toque vintage mas pelo próprio bom gosto que alcança também a combinação das cores cinza, amarela e branca, e pela ausência de detalhes excessivamente rebuscados. Escape discreto, banco largo e confortável, tanque alto, grandes alças traseiras e iluminação full-LED compõem o resto do conjunto.
A parte mecânica é um tanto familiar. A Norden 901 usa vários componentes da KTM 890 Adventure (a KTM é dona da marca sueca desde 2013), como motor, transmissão e suspensão dianteira, mas tem sua personalidade própria - inclusive é muito mais agradável de pilotar do que irmã austríaca, que é um tanto nervosa e "dura". O motor é o mesmo bicilíndrico com 889 cm³ refrigerado a água, e na Norden 901 rende 105 cv de potência a 8.000 rpm e torque de 10 kgf.m a 6.500 rpm.
As outras especificações importantes são câmbio de seis marchas com secundária por corrente, embreagem assistida e deslizante e quickshifter bidirecional, pneus Pirelli Scopion Rally ATR nas medidas 90/90 R21 na frente e 150/70 R18 atrás (sem câmaras em rodas raiadas), peso em ordem de marcha de 223 quilos, suspensões WP Apex (dianteiras invertidas e traseira monochoque) com excelentes cursos de 22 cm e 21 cm, balança traseira de alumínio, freios com disco simples na frente e atrás assistidos por ABS atuante em curvas e desligável, controle de tração, três modos de pilotagem - street, rain e off-road -, monitoramento de pressão dos pneus, cruise control e distância livre do solo de ótimos 25,2 cm. Para completar, a Norden 901 tem um lindíssimo painel de instrumentos com tela de TFT, fácil de ler e de entender e cujos setups são relativamente fáceis de fazer.
Nossa experimentação limitou-se a uns poucos quilômetros dentro da cidade de São Paulo. Então optamos por ruas repletas de valetas para sentir a suspensão da moto e por algumas avenidas mais livres para conferir as respostas do motor.
Nos dois aspectos ficamos impressionados: a moto praticamente ignora as imperfeições do solo e se mantém sempre sob controle, ao passo que é preciso se segurar bem nas acelerações mais fortes para não ficar pra trás, suspenso no ar, como acontece nos desenhos animados, enquanto o veículo vai embora.
Os 105 cv de potência da Husqvarna Norden 901 podem não ser lá muito impressionantes perto dos 150 cv de uma Triumph Tiger 1200 ou da própria Harley-Davidson Pan America, mas a sueca é mais leve e todo o seu torque de 10 kgf.m é muito bem explorado pelo câmbio bem escalonado.
Ou seja, as arrancadas são fortes e o ganho de velocidade, rapidíssimo. Ainda bem que as frenagens proporcionadas pelos conjuntos da grife espanhola J. Juan param até pensamento! Curioso é que, por outro lado, o motor também é bem elástico, e não soluça quando é preciso andar pelo trânsito intenso em segunda marcha, quando é preciso se desvencilhar dos automóveis.
Mas, naturalmente, a Norden 901 não é moto para isso - inclusive porque, no anda e para urbano, o motor esquenta um bocado e esse calor incomoda as pernas. Aqui, a missão é pegar a estrada e curtir longos trajetos.
Essa vocação estradeira é facilitada pelo banco macio e confortável, pelo para-brisa que proporciona razoável proteção aerodinâmica e pelo tancão para 19 litros, que pode proporcionar uma autonomia superior a 400 quilômetros ao considerarmos os 22,2 km/l de consumo médio prometidos pela marca (algo que naturalmente depende muito da mão direita do piloto).
Vale destacar que, na posição normal, o banco está a 85,4 cm do solo. Isso quer dizer que pilotos de baixa estatura como este "tampinha" que vos escreve terão alguma dificuldade para botar os dois pés no chão quando a moto estiver em pé - e mais ainda nas manobras. Nada que "meia-banda" no banco não resolva, mas é preciso cuidado.
O grande (e talvez único) pecado da Husqvarna Norden 901 é o preço de R$ 165 mil, que a posiciona muito acima das concorrentes diretas e até mesmo das big trail com motores acima de 1.000 cm³. Aí, é uma moto para poucos e abastados felizardos. Mas eles existem: o primeiro lote de 12 unidades já chegou todo vendido! Uma curiosidade: embora a Husqvarna seja sueca, a moto é fabricada na Áustria. Vem de lá em importação direta, sem montagem local nem isenções fiscais.