Nova linha KTM 890 já está à venda no Brasil

Versões standard e "R", mais off-road, chegam por R$ 134.990 e R$ 139.900, respectivamente. Motor é o mesmo da Duke 890

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Roberto Dutra
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A KTM mantém atividades discretas no mercado brasileiro e já trocou de representante por aqui algumas vezes, mas mantém sua grande legião de fãs e seu pequeno nicho de compradores. Isso porque as motos da marca são famosas mundialmente pelo desempenho forte e eficiente, mas aqui também são conhecidas pelos preços estratosféricos, que limitam bastante seu público. Porém, esses compradores existem e querem mesmo é ter uma KTM na garagem.

Ktm 890 2021 (1)
KTM 890 chegará por preço inicial de R$ 135 mil
Crédito: Divulgação
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Por isso - e para eles - , a marca já começou a vender no país a nova linha KTM 890. Lá fora as duas versões - standard e "R" - têm o sobrenome "Adventure", mas no Brasil ele não pode ser usado porque a fabricante de automóveis Fiat detém o direito sobre o nome quando usado em veículos. Sendo assim, a KTM 890 standard chega por R$ 134.990 e a KTM 890 R, por R$ 139.900. Sim, a moto custa mais que uma BMW R 1.250 GS topo de linha, que é inclusive mais equipada...

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As suspensões das KTM 890 são fornecidas pela grife WP. No detalhe,  o ajuste do monochoque traseiro
Crédito: Divulgação
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Nas duas o motor é o mesmo bicilíndrico em linha de 899 cm³, que rende forçudos 106 cv de potência máxima e 10,1 kgf.m de torque. É o mesmo da naked 890 Duke, mas devidamente recalibrado para proposta "aventureira".

O design inusitado é uma característica marcante das KTM. O desenho do farol é único entre as fabricantes
Crédito: Divulgação
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As diferenças aparecem em detalhes e algumas especificações. Por exemplo, a "R", que é mais voltada para o off-road, tem banco inteiriço, bolha menor, para-lama dianteiro mais distante da roda, pneus de uso misto e suspensões de curso mais longo - são 24 cm na frente, contra 20cm na standard. O banco também é mais alto, a 88 cm do solo, contra 83 cm na standard. São motos para "pernalongas"!

As duas versões da KTM 890 encaram bem o off-road, mas a "R" é mais apropriada a esse tipo de terreno
Crédito: Divulgação
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E as duas têm outras especificações em comum, como os freios com disco duplo na frente e simples na traseira, o câmbio de seis marchas com quickshifter opcional, a suspensão dianteira com garfos invertidos e a traseira monochoque (ambas fornecidas pela grife WP) e pneus com câmara calçando rodas raiadas com aros de 21 polegadas na frente e 18 polegadas atrás.

O painel da KTM 890 é uma tela de TFT cujo fundo alterna as cores branca ou preta de acordo com a luz natural
Crédito: Divulgação
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A iluminação nas duas é toda com LEDs, com destaque para o já conhecido farol dianteiro que parece a cara de um inseto. O painel, por sua vez, é uma tela de TFT colorida, que pode ser controlada e customizada através de botões no punho esquerdo. Em resumo, são modelos de altíssimo nível para um público seleto.

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