O canal de notícias da Webmotors

Fábricas de motocicletas: como tudo começou

Conheça as origens de algumas das principais marcas de motos vendidas no Brasil. Nem todas começaram com duas rodas...

por Roberto Dutra

Pouca gente sabe, mas muitos fabricas de motocicletas - e várias marcas de automóveis - começaram a "vida" em negócios nada ligados aos veículos de duas rodas. Aqui no WM1 já contamos a história de alguns pioneiros da indústria automotiva. Agora vamos falar sobre o início do mercado sobre duas rodas.
Quer uma moto? Tem várias ofertas no estoque da Webmotors!
Em alguns casos, a produção de motos surgiu como um negócio secundário, e só depois virou sua principal atividade. Já outras marcas nasceram mesmo para produzir motocicletas. Confira em nossa lista de hoje como começaram alguns dos principais fabricantes de motocicletas do mundo:

O início das fábricas de motocicletas

Honda


A história da marca começou na cidade de Hamamatsu, no Japão, em 1946, quando Soichiro Honda fundou a Honda Technical Research Institute - um instituto de pesquisas. Com o fim da 2ª Guerra Mundial e a necessidade, no Japão, de veículos de transporte baratos e econômicos, Honda comprou um lote de motores usados para geradores e os adaptou em bicicletas. Surgia, assim, o primeiro ciclomotor Honda, com motor de 90 cm³, chamado de "A". Apelidado de "Chaminé" devido à fumaça que soltava, fez sucesso. Isso levou Soichiro Honda a começar a projetar sua primeira motocicleta. Em 1948, ele fundou a Honda Motor Company. E, em 1949, nasceu a lindinha Dream-D, a primeira motocicleta Honda.

Yamaha


Fundada por Torakusu Yamaha também em Hamamatsu, a marca nasceu em 1887 como fabricante de pianos e órgãos. Originalmente seu nome era Nippon Gakki Company Limited. Em 1953, já sob a chefia de Genichi Kawakami, a marca começou a desenvolver sua primeira moto, a YA-1 Red Dragonfly. A motocicleta viria a ficar pronta em 1955 e, com o sucesso das vendas, nasceu a Yamaha Motor Corporation, que incorporou a Nippon Gakki. A Red Dragonfly ganhou uma réplica brasileira no ano passado, quando a Yamaha comemorou 50 anos de Brasil.

Kawasaki


É outra das fábricas de motocicletas japonesa que começou bem longe das duas rodas: em 1878, Shozo Kawasaki ergueu um estaleiro para construir navios de aço transoceânicos. A empresa começou a dar certo e buscou a diversidade. Passou a fabricar também trens e peças para automóveis e até aviões. A ideia de produzir motocicletas surgiu em 1955 e o primeiro modelo Kawasaki feito em série foi a B8, vendido entre 1962 e 1965.

Suzuki


Michio Suzuki fundou a Suzuki Loom Works em 1909 numa pequena vila do litoral japonês. A empresa fabricava enormes teares para a indústria de seda. Eram máquinas complexas, que tinham a capacidade de transformar fios em tecido, e isso revolucionou a indústria têxtil. E assim foi durante mais de 30 anos, até que, em 1937, a marca resolveu produzir automóveis. Veio a 2ª Guerra Mundial e, em 1952, já depois do fim do conflito, os japoneses buscavam um meio de transporte pessoal, prático, barato e seguro. Mais uma das fábricas de motocicletas que surgiu da necessidade pós-guerra. Aí a Suzuki fez uma bicicleta motorizada, a “Power Free”. Assim nasceu a Suzuki Motor Corporation, que dois anos depois, em 1954, já produzia cerca de seis mil motocicletas por mês.

Ducati


Hoje fabricante de algumas das mais belas motocicletas do mundo, a Ducati nasceu em 1926, quando a família homônima associou-se a investidores bolonheses para fundar a Società Radio Brevetti Ducati - para produzir componentes para as transmissões de rádio, ancorados nas patentes de Adriano Ducati. Em 1935, a empresa se mudou para o centro de Bolonha e logo abriu filiais em cidades como Londres, Paris, Nova Iorque, Sydney e Caracas. Assim como aconteceu com outras marcas, a produção de motos veio com o fim da 2ª Guerra Mundial. Em setembro de 1946, a marca exibiu na feira de Milão um motor para bicicletas, o Cucciolo. Logo o Cucciolo virou uma pequena motoneta e algum tempo depois, em 1952, a Ducati lançou seu primeiro modelo completo: a Cruiser 175 cc.

Harley-Davidson


Essa talvez seja a mais conhecida história de uma marca de motocicletas no mundo - até já virou filme e série. Mas sempre vale a pena recontá-la. Em 1903, em Milwaukee, no Wisconsin, Estados Unidos, Arthur Davidson e William S. Harley resolveram instalar um motor num quadro de bicicleta, para poder se locomover mais rapidamente e mais comodamente nas subidas. Aos trancos e barrancos e com a ajuda de Walter Davidson e William A. Davidson nos negócios, criaram, em 1907, a lendária Silent Gray Fellow, a primeira Harley-Davidson da história.

Indian Motorcycle


O americano George M. Hendee fundou, em 1897, a fábrica de bicicletas Hendee Manufacturing Company. De lá saíam modelos batizados de Silver King, Silver Queen e American Indian. Depois de algum tempo, todas passaram a se chamar simplesmente "Indian". Em 1901, Hendee contratou Oscar Hedstrom para construir bicicletas com motores movidos a gasolina. Hedstrom desenvolveu o projeto em Middletown, Connecticut, e naquele mesmo ano o mostrou a Hendee em Springfield, Massachusetts. Nascia a Indian Motorcycles.

Dafra


Criada pelo Grupo Itavema, que tem negócios nas áreas de transporte rodoviário, corretagem de seguros e embalagens plásticas, a Dafra nasceu no Brasil em 2008 com uma estratégia de negócios baseada na montagem, em Manaus, de motocicletas trazidas desmontadas da China e, depois, de Taiwan e da Índia - o chamado sistema CKD. Em 2011, a Dafra chegou a ser a 3ª marca mais vendida no país, mas infelizmente nos anos seguintes não manteve o mesmo sucesso. Sua fábrica na capital do Amazonas é tão grande (170 mil m² de terreno com 35 mil m² de área construída e capacidade para fazer 200 mil motos por ano) que partes dela já foram "alugadas" para que outras fábricas de motocicletas, como MV Agusta e BMW, montassem suas motos no país.

Royal Enfield


A Royal Enfield nasceu em 1891, na cidade de Redditch, na Inglaterra, com a proposta de fabricar bicicletas, máquinas de costura e peças para rifles. Em 1899 surgiram os primeiros veículos com motor - um triciclo e um quadriciclo. Logo depois, vieram as motos. Em meados da década de 1950, o governo indiano encomendou grandes quantidades de motos à Royal Enfield, que então passou a produzir na cidade indiana de Chennai. Em 1962, a empresa foi vendida na Inglaterra, mas a produção continuou na Índia. Seu maior sucesso é a Bullet, que foi lançada em 1930 e está em linha até hoje.

Triumph


A marca britânica nasceu oficialmente em 1902, mas surgiu mesmo na última década do Século 19, após a ida do alemão Siegfried Bettmann para a Inglaterra. O empresário do ramo de máquinas de costura resolveu entrar no mercado de bicicletas e deu o nome de Triumph às bikes que vendia. A primeira moto saiu da linha de montagem de Coventry justamente em 1902 e foi chamada apenas de "Number One". Era uma bicicleta com estrutura reforçada e motor de combustão interna da fabricante belga Minerva.

Comentários

Carregar mais