O tempo passou, uma nova crise atingiu nosso país e a versão esportiva da linha (sobrenome "R") deixou de ser vendida. Hoje, temos apenas duas remanescentes: a naked CB 500F, de R$ 27.976, e a trail/crossover CB 500X, que custa R$ 30.057. E, acredite, algumas mudanças na 500F 2020 reveladas no começo deste mês fizeram com que a naked se distanciasse de modelos compactos premium e ficasse mais próxima de motos maiores.
Quer uma moto da Honda? Veja ofertas exclusivas da Webmotors
Honda CB 500F cresce em tecnologia
O preço que você leu no parágrafo acima é a primeira prova disso, já que está maior - a CB 500F custava R$ 24.490 na linha 2019. Mas ele pode ser justificado por importantes mudanças, como o visual mais agressivo, pelo sistema de iluminação agora totalmente em LED, painel digital com tela escura, embreagem assistida e, por fim, um inédito alerta de frenagem de emergência.É importante destacar que a linha 500 da Honda evoluiu bastante em termos de tecnologia e equipamentos desde que surgiu, em 2013, mas não ficou mais forte justamente por ter sido criada para atender às leis europeias, que limitam a potência de modelos para iniciantes. É por isso que, hoje, com tanto crescimento, já podemos considerar a CB 500F opção de primeira moto "grande".
A moto ainda "emagreceu" (são 176 kg a seco, 2 kg a menos que a anterior). O guidão também é novo, o que permite uma posição de pilotagem mais esportiva, ou inclinada à frente.
O painel digital com tela escura de LCD, como em smartphones, por exemplo, veio da linha CB 650 - maior e "grande". Além de velocímetro, ele tem marcador de combustível, conta-giros, indicador de marcha e até um alerta que mostra qual é o momento ideal para fazer a troca.
O câmbio de seis velocidades, aliás, também recebeu uma embreagem do tipo "deslizante" com acionamento assistido, outra coisa normalmente encontrada em motocicletas maiores e mais caras - ele evita o travamento da roda traseira em reduções, útil para quem está "subindo" de categoria.
Motor não muda
Como falamos, a linha 500 tem restrições de força e potência por força da lei na Europa, por isso o motor não mudou: trata-se de um propulsor de dois cilindros, com 473 cm³ e arrefecimento líquido. Na linha 2020, recebeu novo comando de válvulas e dutos de admissão e escape. Mas potência e torque não mudaram: 50,4 cv e 4,55 kgf.m.Só que as novidades, na prática, entregam até 4% a mais de torque em médios regimes, segundo a Honda. Acredite, esse desempenho não assusta motociclistas iniciantes e também não decepciona os mais experientes. Além disso, a moto consegue ser relativamente econômica: faz em média 27 km/l - e o tanque, que agora tem 17,1 litros, oferece mais de 400 quilômetros de autonomia.
Concorrentes
Apesar de ter se tornado ótima opção de "primeira moto grande", há alternativas tão impressionantes quanto a Honda CB 500F com preços ainda mais atraentes. Falamos de Kawasaki Z400 (que custa R$ 24.500) e Yamaha MT-03 (R$ 24.700) que, em breve, também deve mudar.As duas citadas, assim como a motocicleta da Honda, usam motores de dois cilindros de menor capacidade e com menos torque, é verdade, mas também são excelentes opções. Elas perdem em conforto e autonomia na estrada, mas ganham em agilidade na cidade. A vantagem da Honda fica por conta da presença de concessionárias em todo o Brasil.
Comentários