Honda terá Hornet para todos os gostos e bolsos

Além da CB 500 Hornet, já lançada e à venda, marca venderá no Brasil as Hornet 750 e Hornet 1000. Qual será a sua?

  1. Home
  2. Motos
  3. Honda terá Hornet para todos os gostos e bolsos
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O caro leitor viu aqui no WM1, em nossa cobertura do Festival Interlagos - Motos. E, nos dias seguintes, todos os lançamentos da Honda previstos para este ano nos segmentos de média e alta cilindrada.

E viu que a CB 500 Hornet, substituta da CB 500F, é um deles - a moto, inclusive, já foi lançada e já está à venda por R$ 43.040 (mais frete e seguro). Junto, veio a NX 500, substituta da CB 500X, por R$ 45.800. Confira todos os detalhes das duas aqui.

Honda Cb 500 Hornet
A nova Honda CB 500 Hornet foi lançada no Festival Interlagos - Motos e já está à venda
Crédito: Roberto Dutra/WM1
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Mas os entusiastas da "antiga" CB 600F Hornet, o clássico modelo que foi vendido no Brasil entre 2004 e 2014 - e até hoje uma das motos usadas mais buscadas no site de ofertas da Webmotors -, podem ter sentido falta de um "algo a mais".

Afinal de contas, a nova CB 500 Hornet manteve o conhecido motor da CB 500F, com 471 cm³, 49,6 cv de potência máxima a 8.500 rpm e 4,5 kgfm de torque a 7.000 rpm.

A clássica Honda CB 600F Hornet foi lançada em 2004 e até hoje é muito cobiçada
Crédito: Divulgação
toggle button

A antiga CB 600F Hornet era mais nervosa: tinha motor de quatro cilindros em linha e 599 cm³. Nos primeiros anos, ainda carburada, entregava 96,5 cv de potência a 12.000 rpm e 6,4 kgfm de torque a 9.500 rpm. Depois, injetada, chegou a 102 cv nas mesmas 12.000 rpm e 6,5 kgfm em 10.000 rpm. Pois é, girava lá em cima!

Sim, a nova CB 500 Hornet é bem mais fraca. Mas aqueles que só valorizam esses números de potência e torque, e não ligam muito para outros atributos, como itens de segurança, não precisam ficar frustrados: a Honda também venderá no mercado brasileiro as Hornet 750 e 1000. Aí são outros patamares.

Detalhes das Hornet 750 e 1000

A Hornet 750 tem motor ainda bicilíndrico, mas com 755 cm³. Aí rende 92 cv de potência a 9.500 rpm e 7,5 kgfm de torque a 7.250 rpm. Já são números instigantes, próximos aos da primeira CB 600F Hornet carburada - só que em um bicilíndrico um pouco mais girador.

Achou pouco? Então vá enchendo o cofrinho porque a Hornet 1000 não vai te decepcionar. Essa tem motor de quatro cilindros em linha, que entrega até 157 cv de potência e 10,7 kgfm de torque.

A Honda CB 750 Hornet também tem motor bicilíndrico, mas já supera os 90 cv de potência
Crédito: Roberto Dutra/WM1
toggle button

Além disso, a Hornet 1000 também tem iluminação full-LED, painel de TFT de cinco polegadas com conectividade, controle de tração desligável, ABS atuante em curvas, três modos de pilotagem e embreagem assistida e deslizante, entre outros quitutes.

Se a atual CB 1000R já proporciona uma performance extremamente forte, divertida e ágil com seus 142,8 cv e 10,2 kgfm, o que esperar dessa nova CB 1000 Hornet? Sim, será um canhão!

Aliás, também podemos esperar mudanças no lineup de média e alta da Honda. Em princípio não faria muito sentido a Honda ter dois modelos naked "mil" no país - mesmo que tenham design bem diferente: a CB 1000R é levemente retrô, no estilo Neo Sport Cafe, e a Hornet 1000 é modernosa e agressiva.

Para quem quer potência e torque lá em cima, virá a CB 1000 Hornet: mais de 150 cv e 10,5 kgfm
Crédito: Divulgação
toggle button

Por outro lado, é importante destacar que o motor das duas é praticamente o mesmo, com pequenas variações nas medidas de diâmetro, curso e taxa de compressão (76 mm x 55 mm e 11,7:1 na Hornet 1000, e 75 mm x 56,5 mm e 11,6:1 na CB 1000R). Mas o o motor da CB 1000R tem 998,4 cm³ e o da Hornet 1000 tem 999 cm³ - este vem da superbike CB 1000RR-R Fireblade SP, só que é "amansado".

Sendo assim, por questões de logística de produção em Manaus (AM), também não é impossível que as duas convivam. Também poderia não fazer sentido ter em linha a nova Hornet 750 convivendo com a atual CB 650R, mas é exatamente isso o que vai acontecer - algo sinalizado pela própria Honda ao anunciar a nova linha 650R com embreagem eletrônica E-Clutch.

E as duas são bem diferentes: enquanto a Hornet 750 e bicilíndrica, a CB 650R tem motor com quatro cilindros em linha, que entrega 88,4 cv de potência a 11.500 rpm e 6,1 kgfm de torque a 8.000 rpm

A Hornet 750 será lançada no segundo semestre deste ano e a Hornet 1000, no primeiro trimestre de 2026. Vá juntando as moedinhas: certamente a Hornet 750 custará mais que a CB 650R, que atualmente parte de R$ 52.590, e a Hornet 1000 será mais cara que a atual CB 1000R, que começa em R$ 78.870 na versão standard e em R$ 87.730 na lindíssima versão Black Edition.

Tags:Motos
Comentários
Wid badge