O canal de notícias da Webmotors

Laranja é a cor mais quente: eis a KTM RC 8C

Marca lança modelo para uso exclusivo em pista. Serão apenas 100 unidades, com 128 cv de potência e preço de R$ 200 mil

por Roberto Dutra

A KTM lança uma superbike específica para uso em pistas - competições e track days da vida: a RC 8C. Serão apenas 100 unidades fabricadas. Com essa produção limitada, a exclusividade está garantida. Mas não apenas por isso: o preço de cada uma nos Estados Unidos será de US$ 39.000, ou cerca de R$ 200 mil em conversão direta. E quem comprar na Inglaterra pagará até mais caro: R$ 222 mil!

Confira as ofertas de motos KTM seminovas e usadas no estoque Webmotors!
A RC 8C é derivada da 890 R, modelo usado na categoria moto GP2. Esta, por sua vez, é feita pela Kramer, empresa que pertence a ex-engenheiros da KTM. O projeto de chassi e demais componentes é deles, mas o motor é fornecido pela própria marca austríaca. Por falar nele, trata-se do LC8c que equipa a KTM 890 Duke R. É um dois cilindros em linha com 899 cm³ que, no modelo, vai produzir 128 cv de potência e 10,2 kgf.m de torque.

Outras especificações e características da KTM RC 8C reforçam sua vocação exclusiva para as pistas: não há farol, lanternas, piscas, suporte para placa ou mesmo um para-lama traseiro. O banco é monoposto, os freios são Brembo com especificações de competição e o cilindro-mestre é o 19RCS Corsa Corta, que permite ao piloto ajustar o ponto exato em que deseja que as pinças alicatem o disco de freio (como nas competições).

Já as suspensões são da americana WP. Na frente, amortecedores Apex Pro 7543 dentro de robustos garfos com 43 mm de diâmetro; atrás, monochoque Apex Pro 7746 com ajuste de pré-carga.
Quer mais? a moto ainda tem escape Akrapovič de titânio, caixa de ar de alto fluxo, filtro de ar de competição e câmbio com quickshifter para cima e para baixo  - é aquele dispositivo que permite a troca das marchas sem aliviar o acelerador e sem acionar a embreagem.

As carenagens são feitas com uma mistura de fibra de vidro com Kevlar, material leve e resistente. O design, aliás, é inspirado no da moto de competição RC 16 - e a mesma divisão de competições KTM Factory Racing foi a responsável pelos ajustes da nova moto.
A RC 8C ainda tem rodas de competição Dymag, pneus Pirelli SC1 e apenas 140 kg de peso a seco - a relação peso-potência é pouco superior a um quilo para cada cavalo do motor.
Quer ver como essa nave decola? Confira os dois vídeos abaixo. No primeiro, os pilotos  de teste Dani Pedrosa e Mika Kallio, da equipe Red Bull KTM Factoring Racer MotoGP, aceleram tudo em pista fechada.

O segundo vídeo, aí embaixo, destaca as principais características e especificações técnicas da moto.

Comentários

Carregar mais