Mas, enquanto não chegamos lá, vale a pena ver como esse segmento de veículos mudou nos últimos anos. A realidade, hoje, é muito diferente da que víamos dez anos atrás: marcas que já estiveram entre as mais vendidas hoje estão lá atrás no ranking, algumas "novatas" se consolidaram com firmeza e marcas ainda estranhas - ou até desconhecidas - aparecem no top 20.
Confira abaixo algumas curiosidades do mercado brasileiro de motocicletas, levando-se em conta os números de vendas divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) nos últimos meses e, inclusive, o mais recente - de abril -, divulgado ontem (5/5).
Acompanhe as notícias do "WM1" em nosso canal do WhatsApp Deixe seu carro usado como 0 km: acesse a Webmotors Serviços Anuncie seu veículo na Webmotors com 20% de desconto
Curiosidades do mercado brasileiro de motocicletas:
- A Honda é dona de quase 70% do mercado. Em nenhum outro país do mundo uma marca é tão hegemônica assim.
- A Honda CG 160 é a moto mais vendida do país. Em média, são emplacadas pelo menos 35 mil unidades todo mês - em abril, foram 39 mil.
- A Yamaha mantém o segundo lugar, atrás da Honda, há mais de uma década. Mas só tem, hoje, 13,7% de participação
- A Yamaha Fazer 250 vende mais do que a irmã menor e mais barata Fazer 150.
- A Shineray, uma das poucas marcas que não montam suas motos no Polo Industrial de Manaus (AM), é a terceira colocada atualmente.
- A quarta colocada é a Mottu, marca que de certa foma nem existe: é uma empresa que aluga e/ou vende um único modelo, a Sport 110i, com operações concentradas em São Paulo. A marca também aluga um scooter elétrico e a Pop 110i, que é produzida pela Honda.
- A quinta colocada atualmente é a Avelloz, marca cujo line-up tem apenas três modelos - AZ1, AZ 125 Alfa e AZ 160 XTreme. Com foco nas regiões Norte e Nordeste, monta suas motos na cidade de Paulista, em Pernambuco.
- A BMW, que nos últimos anos esteve entre as cinco marcas mais vendida no país, hoje está em décimo lugar.
- A Dafra já esteve entre as quatro marcas mais vendidas no país, mas hoje é a décima-terceira.
- Em abril, a recém-chegada Zontes vendeu mais motos que Dafra e Suzuki.
- A Haojue tambpem já esteve entre as cinco marcas mais vendidas, mas hoje está em oitavo lugar.
- A Kawasaki nunca foi uma grande vendedora de motos no mercado brasileiro, mas sempre manteve níveis estáveis e até apareciano top 5. Hoje é a décima-primeira no ranking.
- Royal Enfield e Bajaj têm crescido progressivamente e hoje ocupam a sexta e a sétima posições no ranking, respectivamente.
- No ranking de abril, marcas que quase ninguém conhece aparecem no top 20: Bull, GCX e VMoto.
- Em abril, a Mottu Sport 110i foi vice-líder na categoria city/street. Ficou atrás apenas da eterna líder Honda CG 160, e superou todas as Yamaha Factor 150 e Fazer 250 e 150.
- A moto mais vendida pela Royal Enfield no Brasil é seu modelo menos clássico: a Hunter 250.
- Em abril a Shineray Shi 175 vendeu mais que a Yamaha XTZ 150 Crosser: 2.609 unidades contra 2.510.
- O segmento de motos city/street responde por 38% das vendas do mercado, em média. Na sequência vêm scooters e cubs, com 37,3% somados; trail/fun, com 18,9%; naked/roadster, com 1,9%; maxtrail, com 1,2%; custom, com 1,5%; sport, com 0,7%; e touring, com meros 0,03%.
Comentários