Motos BMW F 900 GS e R12 confirmadas para o Brasil

A trail começa a ser feita em Manaus (AM) em julho e a clássica virá depois, em meados do segundo semestre

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Roberto Dutra
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No segundo semestre do ano passado a BMW anunciou que faria vários lançamentos no mercado brasileiro. Pois a marca tem cumprido a promessa: lançou a naked F 900 R e o scooter C 400 X, anunciou e já começou a montar a R 1300 GS em Manaus (AM) e agora vêm mais duas novidades: a trail BMW F 900 GS e a clássica R12.

Motos BMW F 900 GS e R12 confirmadas para o Brasil

As informações foram reveladas pelo site Motor1, após confirmações dadas pelo gerente de projeto de motos da marca, Christian Geis. A F 900 GS chegará antes - a montagem em Manaus (AM) começará em julho. Já R12 deve chegar em meados do segundo semestre.

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Bmw F 900 Gs 1
A BMW F 900 GS é a substituta da F 850 GS
Crédito: Divulgação
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A evolução da F 850 GS

Evolução da F 850 GS que atualmente é vendida por aqui, é uma trail média/grande que tem vários aprimoramentos em relação à antecessora, como design totalmente novo e mais "clean" e 14 quilos a menos de peso - isso foi obtido não só com a adoção de componentes mais leves, mas principalmente com o novo tanque de plástico no lugar da peça anterior, de metal. A moto agora pesa 219 quilos em ordem de marcha, em sua versão mais leve.

Linha Bmw F900 Gs
Lá fora, a BMW F 900 GS existe nas versões standard e Adventure - esta é cheia de acessórios
Crédito: Divulgação
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O motor é o bicilíndrico em linha, agora com 895 cm³, que entrega 105 cv de potência a 8.500 rpm e 9,4 kgf.m de torque a 6.750 rpm. São 10 cv e 0,3 kgf.m a mais que na antecessora. O câmbio tem seis marchas e a secundária é por corrente.

A F 900 GS ainda tem quitutes como suspensão dianteira invertida e ajustável, rodas raiadas com aro 21 na frente e 17 atrás, iluminação full-LED, alavanca de câmbio regulável, dois modos de pilotagem (rain e road), painel de TFT com tela de 6,5 polegadas, ABS e controle de tração, entre outros itens.

Aposta nas clássicas

Já a R12 é uma roadster com visual clássico, e pretende atacar o mercado hoje bem fornido pelas Triumph Bonneville. Há, também, a Royal Enfield Interceptor, mas é uma moto mais simples e mais barata, sem tanta tecnologia e recursos.

Bmw R12 1
A BMW R12 tentará pegar parte do mercado de clássicas, hoje fornido principalmente pelas Triumph Bonneville
Crédito: Divulgação
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Visualmente a R12 lembra um pouco as R Nine T que já foram vendidas por aqui. Tem visual minimalista, com tanque gorducho e - lá fora - opções inclusive com pegada cafe racer. Rodas de liga leve, escape duplo no lado esquerdo, para-lamas curtinhos e a promessa de um desempenho forte são seus atrativos.

O motor é o conhecido boxer de 1.170 cm³, com 95 cv de potência a 6.500 rpm e 11,2 kgf.m de torque a 6.000 rpm. O câmbio também tem seis marchas, mas a secundária é por cardã.

Bmw R12 Nine T 1
A versão R12 Nine T lembra a R Nine T que já foi vendida no Brasil e tem pegada cafe racer
Crédito: Divulgação
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Com 227 quilos em ordem de marcha, a R12 favorece pilotos de baixa estatura, já que o banco fica a apenas 75,4 cm do solo. O painel é analógico, com dois relógios separados, bem em sintonia com ao estilo retrô da moto, mas estão a bordo ABS, controle de tração e outros requintes eletrônicos modernos.

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