Bmw C 400 X Test Ride

Aceleramos a surpreendente scooter BMW C 400 X

Com motor de 350 cm³ e 34 cv, modelo que marca o retorno da fabricante ao segmento no Brasil exibe segurança e conforto


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Famosa mundialmente pelos carros luxuosos e motos potentes, a BMW lançou no Brasil a scooter C 400 X. Fomos convidados pela fabricante alemã para um primeiro contato com o novo veículo em um test-ride, para conhecer e entender mais dessa novidade.

São duas versões: a C 400 X na cor preta e a C 400 X Sport na cor branca com adesivos vermelhos e azuis – um visual "tricolor". Mas as diferenças entre os dois produtos vai além da pintura: o painel de instrumentos também muda.

Bmw C 400 X Cores
Uma C 400 X é preta, enquanto a outra é branca com grafismos azuis e vermelhos
Crédito: Marcelo Barros
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Enquanto a versão base tem painel mais simples – já usado na F 850 GS –, na versão Sport temos painel de TFT com 6,5 polegadas e conectividade ao telefone via aplicativo BMW Connected. Essa é a única diferença funcional entre as duas versões da scooter.

A C 400 X é montada na fábrica da BMW Motorrad em Manaus (AM), e já está disponível nas concessionárias da fabricante - com três anos de garantia.

Bmw C 400 X Preta
A BMW C 400 X na versão mais simples tem pintura na cor preta, painel convencional e custa R$ 54.900
Crédito: Marcelo Barros
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O que a BMW C 400 X tem?

A scooter tem o bom acabamento que se espera de todo produto BMW. Tem a tradicional chave por presença e o motor de um cilindro com câmbio automático (tipo CVT), sendo necessário somente acelerar ou usar os freios dianteiro e traseiro pelas manetes no guidão.

Ao sentar na scooter, vemos abaixo do painel dois espaços para guardar objetos, que ficam travados com o veículo estacionado. No porta-objeto do lado direito tem tomada USB e também uma tomada 12 Volts mais ao fundo e com acesso um tanto difícil. A iluminação é toda em LED, e modelo também tem controle de estabilidade (ASC) e freio ABS nas duas rodas, com disco duplo na dianteira.

Bmw C 400 X Sport
A C 400 X Sport foi a versão que usamos no primeiro contato. A pintura é bem bonita
Crédito: Marcelo Barros
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O espaço sob o assento acomoda 31 litros tem a possibilidade de ser expandido para 45 litros usando o chamado "flex case". Com esse recurso, é possível guardar um capacete fechado e um capacete aberto na C 400 X.

O recurso de expansão do espaço só pode ser usado com a scooter estacionada. Se o Flex case não estiver travado na posição "fechada", o sistema não permite o funcionamento do motor da C 400 X por segurança.

Bmw C 400 X Painel 1
Na C 400 X preta o painel é convencional, como o usado na big trail F 850 GS
Crédito: Marcelo Barros
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A explicação é simples: a expansão do espaço é feita para baixo, e aí a parte expandida fica muito próxima da roda traseira. Por isso só é possível dar a partida com o "flex case" recolhido.

Como é pilotar a BMW C 400 X

Aceleramos a versão Sport, com o painel TFT. Eu gostei do visual, achei harmonioso, agradável. Antes de começar o test-ride, fiquei com a impressão de que, para o banco não ficar muito alto, parte do espaço ali embaixo foi sacrificado.

Mas, na prática, o espaço limitado tem outro motivo: para manter um bom centro de gravidade, parte da mecânica (motor, balança etc) ocupa justamente aquele espaço bem central do modelo. Bem, de uma forma ou de outra não é uma scooter que dá para você levar muita coisa debaixo do banco.

Bmw C 400 X Painel 2
Na versão Sport o painel é de TFT com 6,5 polegadas. Mais bonito e prático, tem até conectividade com celular
Crédito: Marcelo Barros
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Esse é um ponto a melhorar no projeto em futuras atualizações. Outro ponto que eu gostaria que fosse diferente na C 400 X é a ausência de freio de estacionamento, que algumas scooter têm e acho prático e útil - principalmente ao parar em vias com maior inclinação. Como é automática, não há como deixá-la engrenada, recurso que temos nas motos com câmbio manual nessa situação.

A C 400 X tem porte médio, adequada para rodar na cidade e ir para a estrada sem receio dos veículos maiores e também do vento, como ocorre em motos menores, mais leves e menos potentes. Andamos na estrada e a scooter acompanhou tranquilamente o fluxo dos demais veículos, com boa sensação de estabilidade.

Na C 400 X Sport o punho esquerdo ganha uma "roldana" que controla os recursos do painel de TFT
Crédito: Marcelo Barros
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Como informação, tenho 1,83 m de altura e fiquei bem confortável na posição de pilotagem da C 400 X. Dependendo da sua estatura, talvez não consiga botar os pés no chão com facilidade. Recomendo verificar isso antes de levar um C 40 X para casa.

A sensação na pilotagem foi de tranquilidade, e de que é um conjunto bem acertado. Os pneus garantindo aderência satisfatória mesmo andando rápido, e também nas curvas. As suspensões são bem calibradas, e a traseira bichoque tem o útil ajuste da pré-carga.

O "flex case" da BMW ajuda no dia a dia com a scooter, mas o ideal seria ter mais espaço sob o assento
Crédito: Marcelo Barros
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O sistema de absorção de vibração do motor na C 400 X me fez esquecer que um propulsor de scooter costuma vibrar mais - e achei isso ótimo. O motor com 34 cv de potência máxima é compatível com o peso da C 400 X e permite também pegar estrada, mas não sobra potência para acelerar o coração, como em outros modelos BMW.

OS freios, por sua vez, "sobram": são fortes e precisos, dando confiança para andar sabendo que, se for preciso, a scooter vai parar com eficiência a qualquer instante. Então é tudo com uma pitada de razão na receita da C 400 X. Preciso deixar registrado aqui que me diverti pilotando a scooter, principalmente no trecho sinuoso que percorremos. Essa scooter é mais que só um rostinho bonito.

O banco da C 400 X é confortável e tem diferença de altura grande entre a parte do piloto e do garupa
Crédito: Marcelo Barros
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A C 400 X vale a pena para quem?

Então vamos falar dos preços: R$ 54.900 (C 400 X) e R$ 59.900 (C 400 X Sport) não são preços amigáveis, eu sei. Porém, após ouvir tudo que os representantes da BMW Motorrad falaram e de ter a experiência acelerando a C 400 X, fica bem claro que não é um produto pensado para ser líder de vendas, nem nada do tipo. Não é para competir com Yamaha XMax 250 ou alguma scooter da Dafra com motor próximo.

Em contraste com a frente grande a traseira da C 400 X é minimalista e com visual relativamente comum
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É algo próximo da Honda Forza 350, que busca atingir um público bem menor, com maior poder aquisitivo, que já tem carro e quer uma scooter pela facilidade. Ou quem tem uma moto BMW grande e quer algo da mesma marca, mas compacto e prático, para andar pela cidade durante os dias úteis mais tranquilo.

Para esse perfil com maior poder aquisitivo, que é fã da BMW, a C 400 X deve servir bem, aumentando as opções de mobilidade urbana na linha de produtos da marca. Bom o produto é, mas não é para todos os bolsos.

Na experiência com a scooter BMW os pontos positivos foram o motor, freios, pneus e conforto
Crédito: Marcelo Barros
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FICHA TÉCNICA – BMW C 400 X 2024

Preço: R$ 54.900 (C 400 X) R$ 59.900 (C 400 X Sport)

Motor: monocilíndrico, a gasolina, quatro válvulas, refrigerado a líquido, 350 cm³, potência de 34 cv a 7.500 rpm e torque de 3,5 kgf.m a 5.750 rpm

Transmissão: câmbio automático tipo CVT (transmissão continuamente variável). Secundária por correia

Suspensões: dianteira com garfo telescópico de 35 mm sem ajustes e 11 cm de curso, e traseira bichoque com ajuste de pré-carga em 5 níveis e curso de 11,2 cm

Freios: Dois discos de 265 mm na dianteira, disco de 265 mm na traseira, com ABS nas duas rodas

Pneus: Pirelli Angel Scooter sem câmara, nas medidas 120/70 R15 na frente e 150/70 R14 atrás

Dimensões e peso: 2,21 m de comprimento, 1,56 m de entre-eixos, 83,5 cm de largura, 1,2 m de altura, altura do banco de 77,5 cm e 226 quilos em ordem de marcha. Capacidade máxima de carga de 199 quilos.

Tanque: 12,8 litros (reserva de 3 litros)

A C 400 X tem ótimos pneus, sistema de freios robusto e controle de estabilidade
Crédito: Marcelo Barros
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