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A justificativa é que "o uso de motocicletas é uma realidade nas grandes cidades, principalmente por serem veículos mais acessíveis e ágeis no trânsito, garantindo maior mobilidade pessoal. Isentar o IPVA desses veículos evitará onerar de forma desproporcional quem mais depende deles, muitas vezes utilizados, de maneira empreendedora, como instrumento de trabalho e geração de renda".
A norma, enviada pelo Governo à ALESP na última semana, prevê que o benefício se aplica apenas a veículos em situação regular de registro e licenciamento, e que pertençam a pessoas físicas. Ainda nesta quarta, a proposta foi deliberada em reunião conjunta das comissões de Constituição, Justiça e Redação, de Transportes e Comunicações, e de Finanças, Orçamento e Planejamento.
Medida deverá impulsionar as vendas de motos de baixa cilindrada em São Paulo
As motos de baixa cilindrada são as mais vendidas no mercado brasileiro: respondem por quase 77% das vendas totais. As regiões onde mais se vende motos são Sudeste e Nordeste, mas o Sudeste lidera com certa folga. Em 2024, por exemplo, 688 mil motocicletas e similares foram vendidas na região Sudeste, volume que respondeu por 36,7% do mercado nacional.Dentro da região Sudeste, São Paulo - município e Estado, separadamente e proporcionalmente -, têm as maiores frotas e os maiores volumes de vendas. Em 2024, o município comprou nada menos 117 mil unidades. Já o Estado de São paulo é o que tem a maior frota, com mais de 7,1 milhões de unidades (2024).
Como em 2025 o setor de motocicletas tem registrado seus melhores números de produção e vendas no Brasil desde 2011, esses números devem crescer significativamente este ano. E agora, com a isenção, a tendência é que o mercado paulista de motos aumente ainda mais.
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