Motos Honda antigas: uma descoberta inesperada

Visitamos uma loja em Indaiatuba (SP) que guarda um impressionante acervo de motos antigas da Honda - e de outras marcas

  1. Home
  2. Motos
  3. Motos Honda antigas: uma descoberta inesperada
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Recentemente estive em Indaiatuba (SP) para participar de um evento da Honda. E, numa tarde livre de atividades, fiz uma descoberta bem interessante: uma loja de motos que guarda algumas raridades da marca japonesa.

    • Comprar carros
    • Comprar motos
    Ver ofertas

    É a King Star Motos, que fica na Avenida Visconde de Indaiatuba nº 481, no bairro Vila Vitória. É uma loja de motos normal, cujo interessante estoque tem, principalmente, motos modernas e cobiçadas. Estavam lá, por exemplo, algumas BMW R/GS e uma Kawasaki Versys 1000 bem impressionantes, e com baixíssima quilometragem.

    A impressionante Honda CBX 1050 1979 tinha motor de seis cilindros em linha. Imagine equalizar isso tudo...
    A impressionante Honda CBX 1050 1979 tinha motor de seis cilindros em linha. Imagine equalizar isso tudo...
    Crédito: Roberto Dutra/WM1
    toggle button

    Motos antigas em acervo inesperado

    Mas eu não fui lá comprar mais uma moto - bem que gostaria, até. Fui atrás de um impressionante acervo com cerca de 50 de preciosidades: motos antigas, em sua maioria absoluta da Honda, predominantemente da linha CB dos anos 1970.

    Modelos como CB 50, CB 200, CB 360, CB 750 Four e outras ficam expostas, juntas, lá no fundo da loja e numa área anexa. Todas facilmente visíveis e com visitação aberta. Algumas nunca foram vendidas no Brasil oficialmente, e vieram via importação independente.

    Andando por entre as motos, descobri algumas raridades que vão além das CBs mencionadas acima. O acervo tem, por exemplo, uma raríssima CB 650 Four 1980. Isso mesmo: 650. Confesso que nunca tinha visto essa moto.

    Em primeiro plano, a Gold Wing GL 1000 1975 - do tempo em que o modelo não tinha carenagens, som e afins
    Crédito: Roberto Dutra/WM1
    toggle button

    Duas Honda com transmissão automática

    Outras raridades? Duas Hondamatic 750 - uma Hawk 1975 e uma standard 1976. Eram modelos com transmissão semi-automática de duas marchas, cujo conjunto tinha um conversor de torque com um sistema de engrenagens simples para eliminar a necessidade de um manete de embreagem manual - mas que ainda exigia intervenção do piloto para trocar as duas marchas. Sensacional!

    Também vi uma pequena Honda CT 90 1972, uma pequena motoquinha com um enorme bagageiro traseiro para transporte de cargas; uma CBX 1050, a clássica Honda com motor de seis cilindros em linha, e uma Gold Wing GL 1000 1975 - a Gold Wing dos tempos em que o motor boxer tinha quatro cilindros (dois para cada lado) e nenhuma carenagem, com visual à moda das Four da época. Moto com cara de moto!

    Outros modelos Honda que estão no acervo: CG 125 1981 a álcool; Cub 1969 - a bisavó da Dream e trisavó da Biz -; o diminuto triciclo ATC 1970, que parece um brinquedo; uma ST 70 1969; e uma incrível e zerada XL 250 1972!

    Confira a galeria do acervo de motos antigas da King Star Motos:

    E tem até raridades de outras marcas!

    E também estão por lá algumas interessantíssimas motos antigas de outras marcas, como uma raríssima James Villiers Captain Stander 250 1952, uma Ariel 500 1948, uma Zundapp 200 1951, uma NSU Max 1935 e uma Matchless 500 1948. Todas em ótimo estado e, segundo o proprietário da loja, funcionais.

    A loja , que não apenas vende motos, mas também trabalha inclusive com consultoria e restauração de antigas, funciona em horário comercial, e a visitação à coleção de raridades é aberta. Vale a visita - e, quem sabe, você até sai de lá com uma nova moto pra botar na sua garagem.

    Veja também:

      Tags:Honda
      Comentários