O mercado brasileiro de motocicletas fechou o mês de outubro com mais de 200 mil motos emplacadas e caminha para fechar o ano com o melhor resultado em mais de uma década. Com cada vez mais modelos disputando espaço, que ganha é o consumidor, que tem mais opções - e a preços relativamente acessíveis.
Não por acaso, os rankings os rankings das motos mais vendidas em outubro mostraram algumas surpresas interessantes. Acompanhe nossa análise em cada categoria.
Motos mais vendidas em outubro de 2025 no Brasil por categoria
City/Street
A Honda CG 160 obviamente continua disparada na liderança, com mais de 44 mil unidades emplacadas. Mas o desempenho da Mottu Sport 110i continua surpreendendo: o modelo, originalmente da TVS indiana e montada em Manaus (AM) pela startup de mobilidade, se consolidou no segundo lugar. Fechou outubro com pouco mais de 11 mil unidades licenciadas, quase o dobro da Yamaha Factor 150, a terceira colocada. Quem diria, hein, dona Yamaha...
Scooter/Cub
Honda Biz em primeiro, Honda Pop 110i em segundo e Honda PCX 16 em terceiro são praticamente imutáveis. Mas em quarto, crescendo, aparece a Shineray XY 250. À frente do Honda Elite 125, o scooter de entrada da marca da asa - que é bom, tem preço acessível e qualidade, mas ficou para trás.
Trail/Fun
A Honda NXR 160 Bros na liderança também é algo imutável, mas a briga nas posições seguintes é sempre quente. Em outubro o modelo que veio bem foi a Honda XRE 190, em segundo, superando outra Honda, a XRE 300 Sahara, e a Yamaha XTZ 250 Lander. E qual ficou em quinto? Shineray SHI 175, roubando vendas das duas grandes.
Maxtrail
Aqui já temos uma novidade quentíssima. Em seu primeiro mês completo de vendas, a Honda NX 500 desbancou a Royal Enfield Himalayan 450, que vinha liderando o segmento praticamente desde seu lançamento, em março este ano. A Hima ficou em segundo e, na sequência, o que chama a atenção é a presença de três modelos bem mais caros: BMW R 1300 GS, Triumph Tiger 900 e BMW F 900 GS.
Naked/Roadster
Nos últimos meses que vinha na liderança era a Bajaj Dominar 400. Mas, em outubro, a Yamaha MT-03, antiga líder dominante (desculpem o trocadilho) acelerou e voltou ao primeiro lugar. A Dominar 400 caiu para segundo, mas a Bajaj tem outros motivos para se orgulhar: Dominar NS160 em terceiro e Dominar NS200 em quinto. Em quarto? A Shineray XY 250, roubando vendas de todas as outras.
Sport
Provavelmente nenhuma moto conseguirá tirar a Yamaha YZF R15 da liderança tão cedo. É bonita, boa e tem preço acessível. Então o que vale é daí para baixo. A irmã maior YZF R3 acelerou e ficou em segundo, mas a surpresa, mesmo, foi a Kawasaki Ninja 500 - que sempre teve vendas meio modestas - ter ficado em terceiro. Será que os motociclistas de esportivas estão finalmente descobrindo como essa moto é boa?
Custom/Classic
Neste segmento não tem para nenhuma outra marca entre as motos mais vendidas: a Royal Enfield é dona do pedaço. Hinter em primeiro, sempre, coadjuvada por Super Meteor 650, Meteor 350 e Shotgun 650. Mas, em outubro, a Triumph Scrambler 400 X entrou na festa e ficou em merecido quarto lugar - é outra moto que merece mais atenção do público brasileiro.
Touring
Neste incipiente segmento, que responde por apenas 0,08% das vendas de motos no país, a Harley-Davidson Street Glide foi a preferida do endinheirados compradores em outubro. Costuma alternar a liderança com outra Harley, a Road Glide. E, mais atrás, BMW e Honda vendem uma ou outra unidade de suas touring de centenas de milhares de reais.
Veja também
Oferta Relacionada: Marca:HONDA Modelo:NX-500
Comentários