Poucos dos fãs da série de TV sabem como é acelerar de verdade uma das motocicletas da grife OCC. Mas nós, da INFOMOTO, tivemos o privilégio de pilotar uma das criações assinadas pelos famosos customizadores.
Pelo segundo ano consecutivo, o clã Teutul, do Estado de Nova Iorque Estados Unidos, vem ao Brasil. Em 2007 participaram do Brasília Music Festival Moto. Neste ano estão de volta ao país para o São Paulo Moto Festival, que acontece entre 5 e 7 de setembro no Autódromo de Interlagos SP.
Na lendária pista tivemos o prazer de experimentar o modelo Original, uma chopper de corpo e alma que, apesar de constar na linha de motocicletas em “série” da oficina, traz muita exclusividade. Acelere com a gente.
Um convite a acelerar
Com um ângulo de cáster de 45°, o garfo telescópico da suspensão dianteira se estende lá na frente, no melhor estilo chopper, dando asas à imaginação dos motociclistas estradeiros. Um convite a subir na moto e acelerar, sem destino, em uma longa highway norte-americana.
O desejo aumenta ainda mais quando se desperta o motor de dois cilindros em “V” fabricado pela americana S&S com 100 polegadas de capacidade cúbica – cerca de 1.630 cm³.
Pelas duas ponteiras de escape sai um ruído forte e compassado, indicando que estava na hora de engatar a primeira marcha e rodar. Missão um pouco difícil para os meus 1,71 m, já que as pedaleiras e os pedais de câmbio e freio são bem avançados. Mas, depois de alguns metros, me posicionei confortavelmente no banco da grife Danny Gray, com as pernas e braços esticados.
Isso graças ao guidão fabricado pela própria OCC, assim como muitos outros detalhes do modelo Original – do quadro às rodas cromadas – que são feitos pelas hábeis mãos da família Teutul.
Feita para as retas
Após a saída dos boxes de Interlagos, entrei na reta oposta e girei o acelerador com vontade. A Original se mantinha firme na trajetória. O ponteiro do velocímetro crescia facilmente na escala em milhas e em quilômetros por hora. Chegava então a descida do lago e o momento de testar os freios, da marca HHI Brakes.
Funcionam muito bem para parar a motocicleta. Ainda bem, pois contornar curvas com o longo garfo e o enorme pneu de 240 mm de largura na traseira da Original não é uma tarefa fácil. Afinal, ela foi projetada para as retas americanas.
Mesmo assim, a moto OCC é mais fácil de pilotar do que aparenta. As manobras em baixa velocidade realmente são difíceis de fazer. Em movimento, a Original é estável e gostosa de pilotar. Claro que não se pode chamá-la de uma moto ágil, mas, levando-se em consideração a sua ciclística, ela até que surpreende.
No miolo de Interlagos, para contornar a curva do Pinheirinho, foi preciso diminuir bastante a velocidade. Caso contrário as pedaleiras e até mesmo a ponteira de escape raspariam facilmente no asfalto.
Depois da curva da junção, em direção à reta dos boxes, o prazer de acelerar o motorzão da S&S voltou. Uma nova reta para desfrutar de todo o torque e potência deste V2 americano. O ponteiro marcava 100 milhas por hora – cerca de 160 km/h.
Quer uma?
Pena que tudo que é bom uma hora acaba. Depois de três voltas no Autódromo de Interlagos, um cenário não muito ideal para curtir uma chopper como a OCC Original, era hora de devolver a moto.
Se você ficou com a mão coçando para acelerar esse modelo construído pela família Teutul, isso é possível. Não que a organização do São Paulo Moto Festival vá oferecer uma área de test-drive para quem for ao evento, mas, no sábado à noite, 6 de setembro, vai acontecer um leilão da Original e de outro modelo construído pelos Teutul. É uma boa oportunidade para ter uma dessas na garagem, desde que você também tenha mais de R$ 100 mil na conta bancária, valor estimado pelos organizadores do evento.
FICHA TÉCNICA – OCC Original
| MOTOR | Quatro tempos, dois cilindros em “V”, refrigerado a ar, 1.632 cm³ |
| POTÊNCIA | Não divulgada |
| TORQUE | Não divulgado |
| ALIMENTAÇÃO | Não divulgada |
| CÂMBIO | Seis velocidades |
| TRANSMISSÃO FINAL | Correia |
| PARTIDA | Elétrica |
| RODAS | Dianteira de aro 21”, traseira de aro 18” |
| PNEUS | Metzeler Marathon ME 880 120/70-21, na dianteira; Metzeler Marathon ME 880 240/40R-18, na traseira |
| CHASSI | Comprimento de 2.921 mm, largura de 940 mm, entreeixos de 2.210 mm, altura de 1.371 mm, altura do assento de 610 mm e distância do solo de 127 mm |
| TANQUE | 15 l |
| SUSPENSÃO | Não divulgada |
| FREIOS | A disco na frente e atrás com pinças de quatro pistões da HHI |
| PREÇO | R$ 100 mil estimado |
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