E o caro leitor, sabe ler esses códigos? É bom conhecê-los, pois isso poderá te ajudar a comprar o pneu mais adequado à sua moto e ao uso que você pretende dar a ela. Então, a editoria de motos do WM1 está aqui para te ajudar a entendê-los! Vamos aprender?
Confira ofertas de motos novas e usadas na Webmotors!
Para facilitar, vamos por partes e usaremos como exemplo um pneu bem conhecido - um dianteiro 90/90 R21 54S. Neste caso:
- O primeiro número, 90, corresponde à largura do pneu em milímetros. Se preferir em centímetros, basta colocar uma vírgula: então, tem 9cm de largura.
- O próximo número, 90, é a proporção da altura em relação à largura do pneu. No nosso exemplo, a altura é 90% da largura. Quanto maior esse número, maior será o "perfil" do pneu. Numa regra de três você terá a altura em milímetros ou centímetros. Nesse caso, 90% de 90 milímetros, ou 81 milímetros ou 8,1 centímetros.
- A letra "R" que vem a seguir mostra o tipo de construção interna do pneu. Nesse caso é radial, mas se fosse a letra "D", ele seria diagonal.- O número 21 aponta o diâmetro da roda em que o pneu encaixa, e é lido em polegadas. Ou seja, a roda tem 21 polegadas (ou "aro 21", como muito se fala por aí).
- Na sequência, temos o número 54. Este indica a capacidade de carga em quilos suportada pelo pneu. Mas não é um número absoluto e não quer dizer que a capacidade de carga do pneu seja apenas essa, de 54 quilos. Para ver a real capacidade de carga, é preciso consultar uma tabela de correspondência feita pelo fabricante (veja a tabelinha no pé dessa matéria). No nosso exemplo, é 212 quilos. Importante: esse código numérico indica a carga máxima que o pneu suporta na velocidade máxima apontada na classificação do pneu. Se é 94Y, por exemplo, significa que o pneu suporta 670kg a uma velocidade de 300km/h.
- Por fim, a última letra, que no caso é "S", aponta exatamente a velocidade máxima indicada pro pneu. A "S" significa que é indicado pra rodar a até 180 km/h em segurança. Veja abaixo as outras e note que a letra "H" aparece fora da ordem natural e que a letra "O" não é usada:
- J: 100km/h
- K: 110km/h
- L: 120km/
- M: 130km/h
- N: 140km/h
- P: 150km/h
- Q: 160 km/h
- R: 170 km/h
- S: 180 km/h
- T : 190 km/h
- H: 210 km/h
- V: 240 km/h
- ZR: acima de 240 km/h
- W: 270 km/h
- Y: 300 km/h
- Também aparecem nas laterais do pneu da moto as letras DOT. Elas indicam a data de produção. Você consegue identificar através da combinação de quatro números ao lado do DOT. Por exemplo, se aparece o número 1207, significa que foi fabricado na décima-segunda semana do ano de 2007. Importante: de maneira geral, o prazo de validade de um pneu é de cinco anos, a partir da data em que foi fabricado.
- As letras TT ou TL revelam se o pneu é para uso com ou sem câmara. Os TT (TubeType) usam câmara de ar, e os TL (TubeLess) não usam.
- O TWI, ou "Wear Indicator", é o indicador de desgaste da banda de rodagem. De acordo com o fabricante, é representado por um logotipo (TWI) ou uma seta, mas sempre estará na superfície apontando a localização da borrachinha de referência para o usuário ver que, quando a banda de rodagem chegar naquele nível da borrachinha, é hora de trocar o pneu.
- Flecha lateral - identifica o sentido de rotação do pneu e ajuda em sua correta montagem na roda.
- Outras marcações: alguns pneus podem trazer a sigla M+S, que significa "Mud and Snow": são os pneus indicados para lama e neve; LT, ou "Light Truck", que são modelos para caminhões leves e camionetas; o nome do país de origem ("made in Germany", por exemplo); XL, de "Extra Load", que indica ser um pneu reforçado; e Outside/Inside, que aponta qual lateral deve ficar voltada para o lado de fora - mas isso é mais comum em pneus com banda de rodagem assimétrica.
- Alguns pneus ainda vêm com a indicação do tamanho em polegadas. Para ter certeza de que se adequa à sua moto, é preciso consultar uma tabelinha de conversão como a que você vê aí embaixo.
Agora é só escolher o pneu certo para a sua moto e bons rolés!
Comentários