Adivinhe o que é: é redondo, tem um buraco no meio e quase sempre é na cor preta. Quem chutou disco de vinil também está certo, mas aqui estamos falando, é claro, de pneus. E se os "long plays" vêm com um selo central com tudo explicadinho (nomes das músicas etc), os pneus têm, incrustados nas laterais, uma verdadeira sopa de letrinhas às quais pouca gente dá atenção - e muita gente nem sabe o que significam. Mas muita gente não sabe "ler" o pneu de sua moto.
E o caro leitor, sabe ler esses códigos? É bom conhecê-los, pois isso poderá te ajudar a comprar o pneu mais adequado à sua moto e ao uso que você pretende dar a ela. Então, a editoria de motos do WM1 está aqui para te ajudar a entendê-los! Vamos aprender?
Para facilitar, vamos por partes e usaremos como exemplo um pneu bem conhecido - um dianteiro 90/90 R21 54S. Neste caso:
O primeiro número, 90, corresponde à largura do pneu em milímetros. Se preferir em centímetros, basta colocar uma vírgula: então, tem 9cm de largura.
O próximo número, 90, é a proporção da altura em relação à largura do pneu. No nosso exemplo, a altura é 90% da largura. Quanto maior esse número, maior será o "perfil" do pneu. Numa regra de três você terá a altura em milímetros ou centímetros. Nesse caso, 90% de 90 milímetros, ou 81 milímetros ou 8,1 centímetros.
A letra "R" que vem a seguir mostra o tipo de construção interna do pneu. Nesse caso é radial, mas se fosse a letra "D", ele seria diagonal.- O número 21 aponta o diâmetro da roda em que o pneu encaixa, e é lido em polegadas. Ou seja, a roda tem 21 polegadas (ou "aro 21", como muito se fala por aí).
Na sequência, temos o número 54. Este indica a capacidade de carga em quilos suportada pelo pneu. Mas não é um número absoluto e não quer dizer que a capacidade de carga do pneu seja apenas essa, de 54 quilos. Para ver a real capacidade de carga, é preciso consultar uma tabela de correspondência feita pelo fabricante (veja a tabelinha no pé dessa matéria). No nosso exemplo, é 212 quilos. Importante: esse código numérico indica a carga máxima que o pneu suporta na velocidade máxima apontada na classificação do pneu. Se é 94Y, por exemplo, significa que o pneu suporta 670kg a uma velocidade de 300km/h.
Por fim, a última letra, que no caso é "S", aponta exatamente a velocidade máxima indicada pro pneu. A "S" significa que é indicado pra rodar a até 180 km/h em segurança. Veja abaixo as outras e note que a letra "H" aparece fora da ordem natural e que a letra "O" não é usada:
J: 100km/h
K: 110km/h
L: 120km/
M: 130km/h
N: 140km/h
P: 150km/h
Q: 160 km/h
R: 170 km/h
S: 180 km/h
T : 190 km/h
H: 210 km/h
V: 240 km/h
ZR: acima de 240 km/h
W: 270 km/h
Y: 300 km/h
O DOT é a "certidão de nascimento" do pneu. No exemplo acima, a fabricação foi na nona semana de 2007
Crédito: Reprodução
Também aparecem nas laterais do pneu da moto as letras DOT. Elas indicam a data de produção. Você consegue identificar através da combinação de quatro números ao lado do DOT. Por exemplo, se aparece o número 1207, significa que foi fabricado na décima-segunda semana do ano de 2007. Importante: de maneira geral, o prazo de validade de um pneu é de cinco anos, a partir da data em que foi fabricado.
As letras TT ou TL revelam se o pneu é para uso com ou sem câmara. Os TT (TubeType) usam câmara de ar, e os TL (TubeLess) não usam.
O TWI, ou "Wear Indicator", é o indicador de desgaste da banda de rodagem. De acordo com o fabricante, é representado por um logotipo (TWI) ou uma seta, mas sempre estará na superfície apontando a localização da borrachinha de referência para o usuário ver que, quando a banda de rodagem chegar naquele nível da borrachinha, é hora de trocar o pneu.
O TWI indica o desgaste do pneu. A marcação na lateral é para mostrar onde está a borrachinha de referência
Crédito: Reprodução
Flecha lateral - identifica o sentido de rotação do pneu e ajuda em sua correta montagem na roda.
Outras marcações: alguns pneus podem trazer a sigla M+S, que significa "Mud and Snow": são os pneus indicados para lama e neve; LT, ou "Light Truck", que são modelos para caminhões leves e camionetas; o nome do país de origem ("made in Germany", por exemplo); XL, de "Extra Load", que indica ser um pneu reforçado; e Outside/Inside, que aponta qual lateral deve ficar voltada para o lado de fora - mas isso é mais comum em pneus com banda de rodagem assimétrica.
Alguns pneus ainda vêm com a indicação do tamanho em polegadas. Para ter certeza de que se adequa à sua moto, é preciso consultar uma tabelinha de conversão como a que você vê aí embaixo.
Agora é só escolher o pneu certo para a sua moto e bons rolés!