O canal de notícias da Webmotors

Pop 110i é o primeiro modelo linha 2025 da Honda

Moto ganhou partida elétrica, motor novo e câmbio semiautomático. Sem manete de embreagem, ficou mais fácil de pilotar

por Roberto Dutra

Muita gente não dá bola para a Honda Pop 110i. Principalmente em grandes centros urbanos, como São Paulo e Rio de Janeiro, onde não se vê a pequena motoneta com frequência. Pois saiba que, em outras partes do Brasil, a realidade é bem diferente: em estados como Maranhão e Piauí, a Pop 110i é a dona do pedaço.
É que, nesses lugares, muita gente que andava de bicicleta, ônibus ou jegue trocou esses meios de transporte pela Pop 110i. E isso se deve principalmente a dois motivos: é uma motoquinha com preço muito acessível - ainda mais na modalidade consórcio - e extremamente robusta. Se for minimamente bem cuidada, não quebra, não dá problema e aguenta o tranco.

O resultado disso, que muita gente não percebe, é que a Pop 110i é a quarta moto mais vendida do país. Fica atrás apenas das Honda CG 160, NXR 160 Bros e Biz 110/125. Não é pouca coisa. Em 17 anos de produção ininterrupta (foi lançada em 2007), 1,7 milhão de unidades da Pop 110i foram fabricadas e vendidas. Quanto número "7", não é mesmo?
Justamente por ter essa importância estratégica, dentre outros fatores, que a Pop 110i foi escolhida para ser a primeira moto linha 2025 a ser lançada pela Honda este ano. E nós fomos lá no Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH), em Indaiatuba (SP), para conhecê-la.

O que mudou na Honda Pop 110i?

A Honda Pop 110i sofreu mudanças importantíssimas. O visual é praticamente o mesmo: as bengalas da suspensão dianteira agora são pintadas na cor preta e vieram novos adesivos. Ideias legais, pois deram algum charme e sofisticação à motoquinha. Mas as novidades, mesmo, estão na mecânica.

Já de olho na próxima fase do Programa de Controle de Emissões por motocicletas e similares (Promot 5), a Honda deu à Pop 110i um motor completamente novo.  A capacidade cúbica aumentou discretamente, de 109,1 cm³ para 109,5 cm³. É que as medidas de diâmetro e curso mudaram, de 47,0 mm x 63,1 mm para 50 mm x 55,6 mm.
A escolha por aumentar o curso em vez do diâmetro do pistão no novo motor deu ao motor medidas "subquadradas". No mundo real, isso significa privilegiar torque, melhorar o aproveitamento da queima de combustível e, ao mesmo tempo, fornecer um funcionamento mais suave.

Junto com o novo motor, também veio um segundo catalisador. Agora, a Pop 110i tem um logo na saída do motor e outro lá no escapamento. Além disso, há uma nova tubulação, fininha, que sai do tanque e devolve à câmara de combustão os gases evaporativos da gasolina armazenada lá.O resultado disso tudo foi um ganho de potência de 6% (de 7,9 cv para 8,4 cv, sempre a 7.250 rpm) e um discreto aumento de 5% no torque (de 0,90 kgf.m para 0,94 kgf.m, sempre a 5.000 rpm). Vale lembrar que este motor, assim como o anterior, é injetado e refrigerado a ar.

Como é o câmbio semiautomático da Honda Pop 110i?

A outra grande novidade na Honda Pop 110i nesta linha 2025 é a adoção da transmissão semiautomática rotativa - como é a da Honda Biz, por exemplo. Com isso, a Pop abandonou o manete de embreagem e a troca das quatro marchas tem outra dinâmica: depois da quarta, dê mais um toque para baixo que entra o neutro. Mais um toque para baixo, e começa tudo de novo: primeira, segunda etc.
Sim, todas as marchas são para baixo. Antes, para voltar ao neutro, era preciso tocar o pedal para cima, na sequência 4-3-2-1-N. Pode parecer complicado, mas eu garanto que em coisa de cinco minutos você se habitua. E caso precise reduzir marcha, o contrapedal ficou mais alto, e está mais fácil usar o calcanhar para acioná-lo.

Aliás, já que mencionamos a Biz 110, vale esclarecer que o motor anteriormente usado na Pop era diferente do usado na Biz 110 e que este novo motor da Pop também é diferente do usado na Biz 110. Isso embora ambos tenham a mesma capacidade cúbica. Já que a Biz 110 também terá que se adaptar ao Promot 5, é bem provável que, ainda este ano, passe a usar este novo motor da Pop.
Por fim, mais duas novidades: primeiro, a Pop 110i ganhou partida elétrica e agora não tem mais pedal de partida. É um conforto, embora "quicar" o motor da motoneta fosse facílimo. Segundo os pneus, agora, são Michelin Pilot Street 2, substituindo os anteriores Pirelli. São bons pneus, que promovem uma aderência muito satisfatória.

Quanto custa a nova Honda Pop 110i 2025?

Todas essas mudanças não fizeram o preço da Pop 110i subir demais. A linha 2025 chega com preço sugerido de R$ 9.690. O reajuste em relação à linha 2024 foi de meros R$ 120. Pouco diante de tantas mudanças. As cores disponíveis são preta, vermelha e branca. Obviamente eu prefiro a vermelha, mas achei a branca simpática e a preta, divertidamente sinistra.
A Honda Pop 110 ES estará nas concessionárias a partir de maio. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem, e o proprietário tem direito a óleo Pro Honda grátis em sete revisões, a partir da terceira revisão). A primeira revisão deve ser feita com mil quilômetros e as demais, a cada 6 mil quilômetros ou seis meses.

Como é pilotar a nova Honda Pop 110i?

A Honda Pop 110i é uma motoneta absolutamente fácil de pilotar. Tanto que a imprensa especializada costuma se referir ao modelo como "bicicleta com motor a combustão", tamanha a leveza e a maneabilidade. A moto pesa apenas 87 quilos!
Nesta nova linha 2025, essas características permaneceram. mas agora vêm acompanhadas de um novo aspecto muito perceptível: a suavidade e a redução nas vibrações do monocilíndrico.

A tal opção pela configuração "subquadrada" nas medidas de diâmetro e curso realmente é efetiva: como pudemos andar na Pop 110i anterior e nesta agora, em sequência, foi possível ver que, com o novo motor, a Pop 110i ficou um pouco mais esperta e que vibra bem menos. Ficou, de fato, mais confortável.
E a pilotagem também ficou mais fácil, já que a adoção da transmissão semiautomática rotativa dispensa o uso do manete de embreagem. Para iniciantes ou pilotos sem muita destreza, a nova configuração facilita a condução.
Por fim, vale destacar que os pneus Michelin deixam a moto grudadinha no asfalto e jamais pregam sustos. Quanto à frenagem, o modelo tem sistema combinado CBS e, mesmo com tambores nas duas rodas, para com eficiência dentro de sua proposta.
De resto, é a Pop 110i que conhecemos: levinha, muito ágil, econômica, com aquele painel de instrumentos muito simples, sem qualquer espaço sob o banco - que pelo menos é bastante confortável e tem capa de boa aderência - e com design geral minimalista.

E para quem se interessa por números de desempenho mesmo e um modelo como a Pop 110i (no qual não são tão importantes assim), o Instituto Mauá apurou aceleração de zero a 60 km/h em 7,8 segundos, retomadas de 40 km/h para 60 km/h em 4,6 segundos e velocidade máxima de 93 km/h.
O consumo médio de combustível, este sim um número importante neste modelo, foi de 49,1 km/l, com autonomia teórica de 206 quilômetros. Segundo a Honda, dependendo da "mão" do piloto, estes números podem ser ainda melhores.
Oferta Relacionada: Marca:HONDA Modelo:POP-110I

Comentários

Carregar mais