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Pretinho no pneu e pneu zero km: cuidado com eles!

Produtos à base de petróleo podem detonar o composto de borracha. E ao botar um novo, fique atento para não escorregar

por Roberto Dutra

Os pneus são o único ponto de contato da moto com o solo e, por isso, uma das partes mais importantes no aspecto segurança. Então, o pneu da motocicleta merece todos os cuidados possíveis.

Já falamos aqui sobre como "ler" as informações do pneu - aquelas letras e números que vem estampados nas laterais - e também, mais recentemente, sobre os perigos de se usar remoldados e frisados. Mas o caro leitor sabia que aqueles produtos chamados de "pretinho" que muita gente passa nos pneus também podem trazer riscos? E mais: que pneus zero-quilômetro também podem causar acidentes? Se ligue nas dicas...
No caso do "pretinho", existem centenas de produtos com esse nome ou similares, e todos prometem a mesma coisa: dar um brilho no pneu e deixá-lo pretinho (com trocadilho, por favor) e brilhoso. Mas nem todos são recomendáveis. A melhor forma de "lavar" o pneu da sua moto ainda é a velha mistura de água, sabão neutro e muita paciência.
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Mas quem faz questão de passar o "pretinho" para obter um brilho especial precisa ficar atento ao composto do produto. Basicamente, deve-se evitar aqueles que tenham derivados do petróleo em sua composição - inclusive gasolina. Isso porque qualquer derivado ataca o composto de borracha e reduz sua vida útil.
Claro que usar um produto destes muitíssimo de vez em quando não trará consequências mais graves, mas quem o faz com frequência logo terá problemas como ressecamento da borracha e surgimento de rachaduras. Então, dê preferência aos produtos à base de silicone, que são bem menos nocivos.

Pneu 0 km escorrega

Já no caso dos pneus zero-quilômetro, é preciso ter quatro cuidados básicos. Primeiro:  fazer a montagem da forma certa, de acordo com o sentido de rotação - que sempre está apontado na banda lateral do pneu, por uma seta. Segundo: não usar um pneu dianteiro, que é direcional e em desenho feito para isso, no lugar do traseiro, que é de tração, que também tem desenho específico para a função - e vice-versa.
O terceiro cuidado é botar a calibragem correta, tanto para preservar sua vida útil quanto para que proporcione a melhor performance para a qual foi projetado.

Por fim, e não menos importante a quarta precaução: cuidado ao sair da loja com o pneu novinho na sua motoca. Todo pneu zero-quilômetro vem com a banda rodagem escorregadia.
Mas não é uma "camada de cera", uma ideia que se consolidou no imaginário popular.  É que o desmoldante usado na retirada do pneu de sua fôrma quase no fim do processo de fabricação deixa sua superfície muito lisa. Daí, basta rodar um pouco em baixa velocidade que, devido à abrasão natural do pneu com o asfalto, a rugosidade e a aderência estarão em níveis adequados já nos primeiros quilômetros de rodagem. Então, pelo menos no começo, ande devagar e evite deitar demais nas curvas - e fazer outras firulas.

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