Óleo e filtro
Assim como nos carros, o óleo e o filtro de óleo são importantes para manter o motor da moto em bom funcionamento. O nível deve ser checado frequentemente e as trocas devem obedecer a indicação do fabricante no manual - os intervalos geralmente variam entre 5.000 km e 10.000 km. Além disso, deve-se seguir as especificações do lubrificante recomendado pela montadora.
Freios
Como muitos dizem, o motociclista é o para-choque da moto. Portanto, os freios são de suma importância para evitar acidentes. O nível do fluído de freio deve estar na média indicada no próprio reservatório. Além disso, vale conferir o estado do disco, pastilha, tambor e lona, peças que compõem o conjunto de freios.
Água
Indispensável em qualquer motor refrigerado a água, esse líquido também não deve ser esquecido. Se possível, é sempre bom utilizar um aditivo no radiador. Ele ajuda no funcionamento e evita a corrosão em peças do sistema.Pneus
Expostos ao mais variados tipos de solo, os pneus também precisam de cuidados especiais. Um pneu furado com a moto em movimento pode causar sérios problemas e até acidentes graves. Portanto, fiquei atento à faixa de rodagem e qualquer outro indício de desgaste severo.
Kit de Relação
Corrente, coroa e pinhão. Esses itens formam o kit de relação, responsável por transmitir a força do motor para a roda traseira da moto. Se apresentar falhas, a motocicleta terá seu desempenho comprometido. Uma dos problemas mais comuns do sistema é a corrente com folga, que pode fazer a peça travar ou mesmo quebrar. Nestes casos, veja a necessidade de reparo ou troca.
Luzes
As luzes da moto servem para alertar e indicar que o motociclista está na via. Todas devem ser verificadas frequentemente para evitar acidentes. Farol e lanterna, além da luz de freio, são imprescindíveis para a segurança do motociclista.
Comentários