Revisão da moto: itens que precisam de atenção

Para evitar prejuízos e manter o bom funcionamento da motocicleta, algumas peças devem ser revisadas periodicamente

  1. Home
  2. Motos
  3. Revisão da moto: itens que precisam de atenção
Fabio Perrotta Junior
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Geralmente bastante utilizadas, as motocicletas precisam de revisões periódicas para não deixar ninguém na mão. Além de evitar maiores prejuízos, revisar frequentemente a sua moto ajuda a mantê-la em perfeito funcionamento por mais tempo. Pensando nisso, elaboramos uma lista com os itens que merecem atenção na hora da manutenção preventiva. Confira.

Óleo e filtro

Pro Honda Webmotors Imagem Principal
icon photo
Legenda: O óleo deve seguir a recomendação do fabricante no manual da moto

Assim como nos carros, o óleo e o filtro de óleo são importantes para manter o motor da moto em bom funcionamento. O nível deve ser checado frequentemente e as trocas devem obedecer a indicação do fabricante no manual - os intervalos geralmente variam entre 5.000 km e 10.000 km. Além disso, deve-se seguir as especificações do lubrificante recomendado pela montadora.

Freios

Honda CB Twister com CBS
icon photo
Legenda: Sistema de freio deve ser revisado com bastante cuidado
Crédito: Divulgação

Como muitos dizem, o motociclista é o para-choque da moto. Portanto, os freios são de suma importância para evitar acidentes. O nível do fluído de freio deve estar na média indicada no próprio reservatório. Além disso, vale conferir o estado do disco, pastilha, tambor e lona, peças que compõem o conjunto de freios.

Água

Indispensável em qualquer motor refrigerado a água, esse líquido também não deve ser esquecido. Se possível, é sempre bom utilizar um aditivo no radiador. Ele ajuda no funcionamento e evita a corrosão em peças do sistema.

Pneus

661mototeste Ninja Zx 6r 10
icon photo
Legenda: Os pneus devem estar em perfeito estado para evitar acidentes

Expostos ao mais variados tipos de solo, os pneus também precisam de cuidados especiais. Um pneu furado com a moto em movimento pode causar sérios problemas e até acidentes graves. Portanto, fiquei atento à faixa de rodagem e qualquer outro indício de desgaste severo.

Kit de Relação

icon photo
Legenda: Lubrificação do kit de relação serve para aumentar a durabilidade das peças
Crédito: Divulgação

Corrente, coroa e pinhão. Esses itens formam o kit de relação, responsável por transmitir a força do motor para a roda traseira da moto. Se apresentar falhas, a motocicleta terá seu desempenho comprometido. Uma dos problemas mais comuns do sistema é a corrente com folga, que pode fazer a peça travar ou mesmo quebrar. Nestes casos, veja a necessidade de reparo ou troca.

Luzes

icon photo
Legenda: As luzes da moto ajudam o motociclista a enxergar e o deixam visível para outros motoristas
Crédito: Divulgação

As luzes da moto servem para alertar e indicar que o motociclista está na via. Todas devem ser verificadas frequentemente para evitar acidentes. Farol e lanterna, além da luz de freio, são imprescindíveis para a segurança do motociclista.

Comentários