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Suzuki GSX-S 1.000 GT é esportiva para viajar

Lançada na Europa, nova moto da marca tem desempenho nervoso com alto nível de conforto. Deve chegar ao Brasil em 2022

por Roberto Dutra

Quando faz um lançamento, a Suzuki pega o mundo de surpresa. E mais uma vez foi assim: a marca acaba de apresentar a GSX-S 1.000 GT, modelo baseado na naked GSX-S 1.000, mas com pegada sport-touring.

A receita básica das sport-touring - ou esportivas-turismo - é misturar desempenho de superbike com um nível de conforto bem superior. Afinal, as esportivas andam forte, mas a posição de pilotagem costuma ser cansativa e a vida do garupa sempre é difícil  - quando não é impossível. As "ST" mantém a performance nervosa (ou algo próximo, já que às vezes são "amansadas"), mas ganham características e recursos que permitem ao piloto e a um garupa cobrir longas distâncias sem sofrimento.
A GSX-S 1.000 GT (no caso, a sigla é de Gran Turismo) é exatamente isso. Tem motor de quatro cilindros em linha e 999 cm³, que rende 152 cv de potência máxima a 11.000 rpm e torque de 10,8 kgf.m a 9.250 rpm. Ou seja, acelera muito forte! Mas, ali em cima, o piloto e o garupa vão bem acomodados em um largo banco e com as costas retas, protegidos por uma carenagem completa (frontal e laterais) e um bom para-brisa. E dispõem, ainda, de baús laterais para levar suas bagagens.
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Essa GT ainda traz outros quitutes para facilitar a vida dos viajantes. Tem controle de tração com cinco ajustes, ABS com atuação em curvas, acelerador eletrônico, quickshifter bidirecional e embreagem assistida e deslizante. Além disso, tem três modos de pilotagem - ativo, que libera potência e torque sem limitações; básica, que faz a entrega de forma um pouco amansada; e conforto, cujas respostas são bem mais lentas e dóceis.

A iluminação é full-LED e, à frente do piloto, surge um painel com telinha de TFT colorida de 6,5 polegadas, completo nas informações que oferece e ainda com conexão via Bluetooth para chamadas, músicas e navegação GPS através do smartphone do piloto.

O tanque leva ótimos 19 litros de combustível, o que garante excelente autonomia. Outras especificações importantes são a suspensão dianteira invertida Kayaba , os freios Brembo e os pneus Dunlop Sportmax Roadsport2 de alto desempenho.

Para completar, não podemos deixar de destacar o design agressivo e futurista. Com aspecto de robô de filme de ficção científica, a GSX-S 1.000 GT tem dois pequenos faróis separados por uma entrada de ar, duas linhas de LED logo acima na função de luzes de rodagem diurna, (DRLs), linhas retas e angulosas, "asinhas aerodinâmicas" nas carenagens laterais, piscas discretos e traseira sóbria e elegante. É, certamente, a moto mais interessante que a Suzuki lançou nos últimos anos.
A Suzuki GSX-S 1.000 GT chegará às lojas europeias no próximo mês de novembro com preço equivalente a cerca de R$ 83 mil. Não há previsão de chegada por aqui, mas a Suzuki brasileira já antecipou que será vendida no país - então, podemos esperar algo em torno de R$ 100 mil, pelo menos.

Confira abaixo um vídeo de apresentação da Suzuki GSX-S 1.000 GT:

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