Suzuki GSX-S 1.000 GT é esportiva para viajar

Lançada na Europa, nova moto da marca tem desempenho nervoso com alto nível de conforto. Deve chegar ao Brasil em 2022

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Roberto Dutra
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Quando faz um lançamento, a Suzuki pega o mundo de surpresa. E mais uma vez foi assim: a marca acaba de apresentar a GSX-S 1.000 GT, modelo baseado na naked GSX-S 1.000, mas com pegada sport-touring.

Suzuki Gsx S 1.000 Gt (5)
A GSX-S 1.000 GT em todo o seu esplendor: uma esportiva-turismo de altíssimo nível
Crédito: Divulgação
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A receita básica das sport-touring - ou esportivas-turismo - é misturar desempenho de superbike com um nível de conforto bem superior. Afinal, as esportivas andam forte, mas a posição de pilotagem costuma ser cansativa e a vida do garupa sempre é difícil  - quando não é impossível. As "ST" mantém a performance nervosa (ou algo próximo, já que às vezes são "amansadas"), mas ganham características e recursos que permitem ao piloto e a um garupa cobrir longas distâncias sem sofrimento.

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A GSX-S 1.000 GT (no caso, a sigla é de Gran Turismo) é exatamente isso. Tem motor de quatro cilindros em linha e 999 cm³, que rende 152 cv de potência máxima a 11.000 rpm e torque de 10,8 kgf.m a 9.250 rpm. Ou seja, acelera muito forte! Mas, ali em cima, o piloto e o garupa vão bem acomodados em um largo banco e com as costas retas, protegidos por uma carenagem completa (frontal e laterais) e um bom para-brisa. E dispõem, ainda, de baús laterais para levar suas bagagens.

Suzuki Gsx S 1.000 Gt (3)
Se a frente é agressiva e futurista, a traseira é sóbria e elegante. A iluminação é full-LED e há DRLs
Crédito: Divulgação
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Essa GT ainda traz outros quitutes para facilitar a vida dos viajantes. Tem controle de tração com cinco ajustes, ABS com atuação em curvas, acelerador eletrônico, quickshifter bidirecional e embreagem assistida e deslizante. Além disso, tem três modos de pilotagem - ativo, que libera potência e torque sem limitações; básica, que faz a entrega de forma um pouco amansada; e conforto, cujas respostas são bem mais lentas e dóceis.

Suzuki Gsx S 1.000 Gt (7)
O painel é uma tela de TFT colorida com 6,5 polegadas. É completo e tem conectividade via Bluetooth
Crédito: Divulgação
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A iluminação é full-LED e, à frente do piloto, surge um painel com telinha de TFT colorida de 6,5 polegadas, completo nas informações que oferece e ainda com conexão via Bluetooth para chamadas, músicas e navegação GPS através do smartphone do piloto.

Suzuki Gsx S 1.000 Gt (2)
A imagem de perfil releva a aerodinâmica proporcionada pelas linhas retas e angulosas: cara de robô
Crédito: Divulgação
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O tanque leva ótimos 19 litros de combustível, o que garante excelente autonomia. Outras especificações importantes são a suspensão dianteira invertida Kayaba , os freios Brembo e os pneus Dunlop Sportmax Roadsport2 de alto desempenho.

Suzuki Gsx S 1.000 Gt (1)
A nova GT da Suzuki proporciona posição confortável para piloto e garupa. Nos baús, vão as bagagens da viagem
Crédito: Divulgação
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Para completar, não podemos deixar de destacar o design agressivo e futurista. Com aspecto de robô de filme de ficção científica, a GSX-S 1.000 GT tem dois pequenos faróis separados por uma entrada de ar, duas linhas de LED logo acima na função de luzes de rodagem diurna, (DRLs), linhas retas e angulosas, "asinhas aerodinâmicas" nas carenagens laterais, piscas discretos e traseira sóbria e elegante. É, certamente, a moto mais interessante que a Suzuki lançou nos últimos anos.

A Suzuki GSX-S 1.000 GT chegará às lojas europeias no próximo mês de novembro com preço equivalente a cerca de R$ 83 mil. Não há previsão de chegada por aqui, mas a Suzuki brasileira já antecipou que será vendida no país - então, podemos esperar algo em torno de R$ 100 mil, pelo menos.

Confira abaixo um vídeo de apresentação da Suzuki GSX-S 1.000 GT:

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