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Mas, como agora a chegada é "oficial", vale o "refresh" sobre o modelo, versões, preços e equipamentos, e também para lembrar que a moto veio para brigar no andar de cima com três outras big trails de muito prestígio: a líder de mercado aqui e lá fora BMW R 1250 GS, a recém-chegada Harley-Davidson Pan America 1250, a furiosa Ducati Multistrada V4S 1260 e a Honda CRF 1100L Africa Twin.
Os preços da Triumph Tiger 1200
A nova Triumph Tiger 1200 custa R$ 104.990 na versão Rally Pro; R$ 111.990 na configuração GT Explorer e R$ 118.990 na opção Rally Explorer. São valores bem acima dos pedidos pelas irmãs menores Tiger 900, a GT, de R$ 68.290, e a Rally Pro, de R$ 70.290.Mas, em seu segmento, até são competitivos: a BMW R 1250 GS mais barata está em R$ 109.500 e sua versão Adventure, em R$ 124.500; a Harley-Davidson Pan America custa R$ 139.995 em sua versão única Special; e a Ducati Multistrada V4S 1260 é mais barata - custa, em versão única, R$ 102.990.
Já a Honda Africa Twin começa em R$ 75.510 na versão standard, passa para R$ 82.240 na standard com câmbio DCT, bate em R$ 95.440 na versão Adventure Sports ES com câmbio manual e chega em R$ 101.870 na mesma configuração mas com câmbio DCT. Ou seja, a moto da Honda é a mais barata de todas.
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Como é a moto
As três versões da Tiger 1200 usam o mesmo motor de três cilindros em linha, 12 válvulas, refrigeração líquida e 1.160 cm³. São 150 cv de potência a 9.000 rpm com 13,2 kgf.m de torque a 7.000 rpm. A Triumph gosta de dizer que a moto agora tem 9 cv a mais que a geração anterior e que é 14 cv mais potente do que a R 1250 GS, mas "esquece de lembrar" que a Pan America tem os mesmos 150 cv e que a Multistrada dá poeira em todas, com seus 170 cv. A Africa Twin, por sua vez, é a menos potente de todas - tem 99,3 cv.Na inglesa o câmbio tem seis marchas e a secundária é por eixo cardã. O quadro é de aço com escoras em alumínio, e o subquadro traseiro é totalmente de alumínio. Não por acaso, essa nova geração da Tiger 1.200 é 25 quilos mais leve que a antecessora. São 249 quilos em ordem de marcha, o mesmo peso da R 1.250 GS. A concorrente americana pesa 258 quilos e a italiana é a mais leve de todas, com 240 quilos (todos em ordem de marcha).
As suspensões e os freios são iguais nas três versões da Tiger 1200: na frente, garfos invertidos Showa; atrás, monochoque Showa com amortecimento semiativo e ajuste de pré-carga eletrônico e automático. O curso nas duas varia de 20 cm a 22 cm de acordo com a versão.
Mas todas têm freios com disco duplo na frente e simples atrás. Na roda dianteira, são radiais Brembo Stylema com cilindro-mestre também radial, curso ajustável e reservatório separado. Na roda traseira, pistão único da Brembo e cilindro-mestre com reservatório separado. Ambos têm ABS otimizado para curvas.
As rodas e pneus, porém, são diferentes. A GT Explorer vem com liga leve e calça Metzeler Tourance, nas medidas 120/70 R19 na frente e 150/70 R18 atrás. Já a Rally Pro e a Rally Explorer são equipadas com rodas raiadas sem câmaras e pneus de uso misto Metzeler Karoo Street, nas medidas 90/90 R21 e 150/70 R18.
Outra diferença está no tamanho do tanque de combustível, que pega 30 litros na GT Explorer e 20 litros nas outras duas - a peça é sempre em alumínio, algo que só a Tiger 1200 tem no segmento. O painel de instrumentos, contudo, é igual nas três: uma tela de TFT colorida com 7 polegadas e conectividade via Bluetooth.
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