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Triumph lança nova versão da Tiger: a Sport 850

Voltado principalmente para o uso em estradas pavimentadas, modelo é o mais barato da "família" - mas lá na Inglaterra

por Roberto Dutra

A Triumph cumpriu sua promessa e lançou, na Inglaterra, mais uma versão para a linha Tiger. É a 850 Sport, que tem diferenças relevantes para as outras versões.
Para começar, a própria marca apressa-se em informar que essa é uma versão voltada principalmente para o uso no asfalto - ao contrário das outras, que têm grandes ou médias aptidões também para o fora-de-estrada, conforme as especificações. Esta 850 Sport surge para quem gosta de moto alta e com suspensões de longo curso, mas quer conforto e não pretende ver terra pela frente.
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A 850 Sport usa a mesma "plataforma" das outras - ou seja, chassi e motor. O motor, porém, é "menor" e menos forçudo. Nela, o conhecido tricilíndrico tem 850cm³ e rende 85 cv de potência a 8.500 rpm com 8,3 kgf.m de torque a 6.500 rpm. E, lá na Europa, pode ser remapeado para ter ainda menos potência, e assim atender a clientes com habilitação A2 - os "iniciantes". As Tiger vendidas no Brasil têm 900cm³, 95 cv de potência a 8.750 rpm e torque de 8,8 kgf.m a 7.250 rpm.

A Sport 850 também chega para ser a mais barata da família Tiger: Lá na Inglaterra, a moto custa 9.300 libras esterlinas, aproximadamente R$ 67 mil. Aqui, a Tiger mais barata está em R$ 50 mil. Por isso, é "aliviada" de equipamentos e recursos eletrônicos. Mas isso não quer dizer que seja muito simplezinha.

Pelo contrário. Tem coisas relevantes como freios da linha Brembo Stylema com dois discos de 320mm na frente, suspensão dianteira invertida Marzochi, painel com tela TFT de 5 polegadas, dois modos de pilotagem (road e rain, estrada e chuva), acelerador eletrônico (sem cabos), ABS, controle de tração desligável, iluminação full-LED, embreagem assistida e deslizante e para-brisa com altura regulável.

E a moto mantém certas características que, com certa boa vontade, até lhe dão alguma aptidão para sair do asfalto - desde que sem grandes ousadias. Estão lá as suspensões com 18cm de curso na frente e 17cm na traseira (um monochoque a gás), além de guidom e banco com regulagem de altura. O tanque é o mesmo das outras versões, com capacidade para 20 litros de combustível, e ainda há uma tomadinha 12V para dar carga em aparelhos eletrônicos ao longo da viagem.
Por sua assessoria de imprensa, a Triumph do Brasil já informou que não pretende vender essa versão no Brasil. Estranho por dois motivos: gerações anteriores da Tiger Sport sempre foram vendidas aqui e o Brasil é o país que mais compra a linha Tiger no mundo. Vai entender...

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