O caro leitor já imaginou comprar uma moto muito exclusiva, que tem desempenho forte, soluções estéticas exóticas e que ainda por cima foi projetada com a ajuda de um ator de Hollywood conhecido como super gente boa e apaixonado por motos? Pois essa será a felicidade de quem botar na garagem a KRGT-1S, moto que tem o dedo de ninguém menos que o astro Keanu Reeves, e que logo começará a ser fabricado pela Arch.
Para quem não liga o nome à pessoa, a Arch é uma marca de motos fundada em 2011 que tem como um de seus sócios (e garoto-propaganda, claro) o ator Keanu Reeves, conhecidíssimo por ter interpretado o personagem Neo, da futurista trilogia "Matrix", e por ter trucidado dezenas de inimigos na pele do personagem John Wick (outra trilogia). O outro sócio é o americano especializado em customizações Gard Hollinger. E "KRGT", que batiza a moto, é a sigla originada da união das letras iniciais dos nomes dos fundadores.
A S1 é o mais recente projeto da Arch. Bem, não tão recente assim. A moto foi exibida pela primeira vez em 2017, no Salão de Milão. De lá pra cá passou por muitos aperfeiçoamentos e agora chegou à sua forma definitiva e vai virar modelo de produção. É uma espécie de versão muito aprimorada da KRGT-1, que foi lançada em 2014, e também da série limitada Arch Method 143, que teve apenas 23 unidades produzidas.
Mas a S1 é, definitivamente, especial. O design da moto de Keanu Reeves remete ao de uma típica power custom americana, com frente invocada, tanque feito em alumínio e fibra de carbono com entradas de ar laterais (pega 15 litros), banco monoposto e rabeta curtinha.
A pintura é sempre colorida e com apelo esportivo, o que é reforçado pela balança traseira monobraço, que segura a roda lá atrás à moda da italiana Ducati Diavel. As rodas, aliás, são de fibra de carbono e pintadas na cor preta. O chassi é feito de aço, mas tem partes de alumínio. Com tudo isso, a moto tem módicos 225 quilos, um peso bem baixo para seu tamanho e estrutura - e 15 quilos a menos que a KRGT-1!
À frente do piloto vão um belo painel com tela de TFT e um pequena para-brisa feito - de novo - de fibra de carbono. O coração da moto é um V2 fornecido pela S&S, tradicional fabricante americana de propulsores com esta configuração. Tem 2.032 cm³ e rende 15,8 kgf.m de torque (a potência não foi divulgada).
Outras especificações interessantes da moto são as suspensões ajustáveis da grife sueca Öhlins (invertida na dianteira e monochoque na traseira), os pneus Michelin Power RS 120/70 R17 na frente e 240/45 R17 atrás, os freios fornecidos pela empresa sueca ISR - com seis pistões na frente, quatro atrás e ABS da alemã Bosch.
Outro detalhe que chama a atenção na S1 é o escape, cuja ponteira é literalmente "dobrada" para trás. O preço da moto ainda não foi divulgado, mas como usa muitos materiais nobres e caros, e a KRGT-1 custava em torno de US$ 78 mil, esta S1 deverá chegar perto dos US$ 90 mil.