O canal de notícias da Webmotors

Yamaha Ténéré 700 terá uma segunda versão: a Raid

Moto foi exibida no Salão de Milão do ano passado, mas a modelo de produção será menos radical que o protótipo

por Roberto Dutra

Enquanto o mercado brasileiro continua sem ver qualquer sinal da Yamaha Ténéré 700, que foi lançada lá fora em 2019, uma segunda versão já está em fase final de desenvolvimento para os mercados europeu e asiático. A Ténéré 700 Raid foi mostrada como protótipo no Salão de Milão do ano passado, e agora imagens de patentes reveladas pelo site americano www.cycleworld.com mostram que em breve estará nas lojas.

Confira as ofertas de motos Yamaha no estoque Webmotors!
Em relação à versão de produção, o protótipo exibia várias melhorias para ser um modelo com capacidades off-road superiores - e isso que a standard já é bem braba! Mas, para surpresa geral, as imagens vazadas mostram uma versão bem mais careta, sem as suspensões especiais, o painel com GPS e o escape Akrapovic, por exemplo.

Apesar disso tudo, é provável que a versão Raid tenha os dois tanques de combustível do protótipo, sendo capaz de levar mais que os 16 litros da versão normal. Outras diferenças são a frente com defletores laterais grandes nos dois lados do farol, o banco mais comprido e as pedaleiras com apoios serrilhados para os pés - algo próprio para a pilotagem em pé, no off-road mais radical.

O para-lama dianteiro, no entanto, será igual ao da versão normal, e não bem elevado como no protótipo. Relação, freios, escape e suspensões parecem também ser as mesmas, mas pelo menos o painel deve mudar, passará a ter tela de TFT no lugar da atual, que é de LCD. Protetores de cárter, de radiador e de mãos também aparecem nas imagens das patentes.

O motor deverá ser o mesmo da versão que já existe: o bicilíndrico de 689 cm³, que rende 72 cv de potência a 9.000 rpm e 6,8 kgf.m de torque a 5.500 rpm.

Conforme já explicamos, a Yamaha Ténéré 700 não obteve, até hoje, a homologação no Brasil, por não atender nossa legislação de emissões e, principalmente, de ruídos. A moto foi desenvolvida para ser vendida globalmente, em vários países do mundo. Na maioria absoluta deles, os ensaios que aferem e homologam esses quesitos são similares. No Brasil, são diferentes e, por isso, a homologação não foi feita. Aproveite e veja aqui por que essa legislação impede a vinda da Ténéré 700 e de várias outras motos para o mercado brasileiro.

Comentários

Carregar mais