1º BMW turbinado, um raro 2002 Turbo está à venda

Sedã lançado na década de 1970 pela marca alemã teve menos de 1.700 unidades produzidas

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. 1º BMW turbinado, um raro 2002 Turbo está à venda
Guilherme Silva
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Fundamental no ganho de eficiência e redução de emissões, o turbocompressor começou a se popularizar com o processo de downsizing (diminuição) de motores nos últimos anos. Embora seja relativamente recente nos carros de produção em série, esse componente foi introduzido na indústria automobilística no começo dos anos 1970.

Bmw 2002 Turbo Exterior9
BMW 2002 Turbo teve apenas 1.672 unidades produzidas
Crédito: Collecting Cars
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Um dos precursores dos motores turbinados foi o BMW 2002 Turbo, lançado na Alemanha em 1973 como uma variante esportiva do pequeno sedã da marca bávara.

Motor 2.0 turbo entregava 170 cv de potência
Crédito: Collecting Cars
toggle button

Compacto e leve (cerca de 1.100 kg), o carro era movido por um propulsor 2.0 de quatro cilindros com injeção mecânica de combustível e sobrealimentado por uma turbina KKK para atingir os 170 cv de potência (50 cv a mais que a versão aspirada) e 24,1 kgf.m de torque.

BMW 2002 Turbo está à venda nos EUA após passar quase toda a vida na Europa
toggle button

O BMW 2002 Turbo acelerava de 0 a 100 km/h em bons 7,8 segundos e atingia a velocidade máxima de 214 km/h, números expressivos para uma época em que o turbocompressor era utilizado apenas para incrementar o desempenho do carro.

Apesar de todo o potencial para se tornar um esportivo desejado, o BMW 2002 Turbo foi um fiasco de vendas.  Além do consumo elevado em meio ao período da crise do petróleo, o motor turbinado não se mostrou muito confiável em termos de robustez e gerou críticas devido aos problemas mecânicos.

Detalhe do interior do BMW 2002 Turbo
Crédito: Collecting Cars
toggle button

A produção do 2002 Turbo foi encerrada após um ano e apenas 1.672 unidades fabricadas. Raro nos dias de hoje, o sedãzinho é um carro procurado pelos colecionadores de clássicos. E um desses exemplares foi colocado em leilão na Flórida, nos Estados Unidos.

Sedã possui detalhes mais esportivos, como aerofólio e faixas laterais
Crédito: Collecting Cars
toggle button

Segundo o anúncio da Collecting Cars, o carro foi adquirido pelo seu primeiro proprietário na Suécia e, posteriormente, vendido para a França, onde permaneceu até este ano. Apesar de ter recebido um lance de US$ 65 mil (cerca de R$ 360 mil em conversão simples), o pequeno BMW não foi vendido. O proprietário destaca que o sedã está em ótimo estado de conservação e rodou apenas 38 mil km nas últimas cinco décadas.

Comentários