Veja as ofertas de BMW novos e usados do estoque Webmotors!
Um dos precursores dos motores turbinados foi o BMW 2002 Turbo, lançado na Alemanha em 1973 como uma variante esportiva do pequeno sedã da marca bávara.
Compacto e leve (cerca de 1.100 kg), o carro era movido por um propulsor 2.0 de quatro cilindros com injeção mecânica de combustível e sobrealimentado por uma turbina KKK para atingir os 170 cv de potência (50 cv a mais que a versão aspirada) e 24,1 kgf.m de torque.
O BMW 2002 Turbo acelerava de 0 a 100 km/h em bons 7,8 segundos e atingia a velocidade máxima de 214 km/h, números expressivos para uma época em que o turbocompressor era utilizado apenas para incrementar o desempenho do carro.
Apesar de todo o potencial para se tornar um esportivo desejado, o BMW 2002 Turbo foi um fiasco de vendas. Além do consumo elevado em meio ao período da crise do petróleo, o motor turbinado não se mostrou muito confiável em termos de robustez e gerou críticas devido aos problemas mecânicos.
A produção do 2002 Turbo foi encerrada após um ano e apenas 1.672 unidades fabricadas. Raro nos dias de hoje, o sedãzinho é um carro procurado pelos colecionadores de clássicos. E um desses exemplares foi colocado em leilão na Flórida, nos Estados Unidos.
Segundo o anúncio da Collecting Cars, o carro foi adquirido pelo seu primeiro proprietário na Suécia e, posteriormente, vendido para a França, onde permaneceu até este ano. Apesar de ter recebido um lance de US$ 65 mil (cerca de R$ 360 mil em conversão simples), o pequeno BMW não foi vendido. O proprietário destaca que o sedã está em ótimo estado de conservação e rodou apenas 38 mil km nas últimas cinco décadas.
Comentários