O ano de 2025 já começou. E os resultados de vendas dos últimos meses de 2024 revelaram sinais claros sobre quais deverão continuar, depois de pular sete ondinhas no reveillón, se destacando no mercado brasileiro.
O WM1 analisou os últimos números e traz, no primeiro dia do ano, uma lista com cinco carros que começam 2025 em alta. Alguns aceleraram o ano passado inteiro e prometem manter o ritmo, outros aceleraram no final do ano e chegam embalados para os próximos 365 dias.
O BYD King inicia a nossa lista por conta de um final de 2024 realmente impressionante, batendo recordes de vendas após um início discreto nas concessionárias.
Depois de quatro meses sem conseguir passar da barreira das 600 unidades emplacadas, o sedã híbrido da marca chinesa decolou com mais de mil unidades em outubro, novembro e dezembro. No último mês do ano, aliás, cravou sua melhor marca: 1.684(*) unidades, de acordo com dados ainda parciais da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Assim como o BYD King, a Fiat Titano teve um início de 2024 repleto de dúvidas, com números baixos de vendas. Mas, na reta final do ano embalou, achou seu ritmo de vendas e começou a ganhar mercado.
A picape média feita no Uruguai chegou a emplacar apenas uma unidade em março, diante de problemas de importação - burocracias governamentais que fugiam do controle da Fiat. Mas fechou dezembro com recorde de vendas: 1.397(*) unidades.
Pode parecer pouco, mas este número colocou a Titano como a quarta picape média mais vendida do Brasil no mês, atrás apenas de Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10, e à frente de Volkswagen Amarok, Mitsubishi Triton e Nissan Frontier.
O BYD Song é uma grande promessa para 2025, sem sombra de dúvida. Carro híbrido mais vendido de 2024, o SUV teve números fortes de vendas no final do ano graças às chegadas do Song Pro e do Song Plus Premium, que se juntaram ao Song Plus e emplacaram, em dezembro, 4.585(*) carros - mais que Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Caoa Chery Tiggo 7.
Para 2025 a expectativa é de se consolidar ainda mais no mercado brasileiro, principalmente pelo fato de a BYD já ter anunciado que o Song Pro será o primeiro carro híbrido-flex da marca produzido na fábrica de Camaçari, na Bahia. Isso deverá acontecer até o fim do primeiro semestre de 2025.
Colocamos o Peugeot 2008 nessa lista pelo simples fato de o SUV da marca francesa, que antes viva escondido e era pouco lembrado, ter mudado completamente durante o ano, passando a registrar números expressivos de vendas.
Depois de não passar das 400 unidades emplacadas nos oito primeiros meses de 2024 - em alguns meses não superou os 100 emplacamentos -, o 2008 ganhou novo visual e novo conjunto mecânico, e de setembro a dezembro foi batendo recordes de vendas. Em dezembro, sua melhor marca: 2.058(*) unidades - foi a primeira vez em que rompeu a barreira das 2 mil unidades.
Fechando a lista, um modelo que foi forte o ano inteiro e que não dá sinais de que vai perder o ritmo em 2025: o Volkswagen T-Cross. Pelo segundo ano seguido, o modelo da marca alemã foi o SUV mais vendido do país. E ser o SUV mais vendido do país significa ser o carro mais vendido no segmento mais desejado pelo consumidor brasileiro - responsável, em 2024, por mais de 47% dos carros novos comercializados no país.
E o T-Cross levantou esse bicampeonato com certa facilidade, e passando por uma atualização discreta no design. Segundo os números parciais da Fenabrave, o Volkswagen acumulou no ano passado inteiro 83.580(*) unidades emplacadas - uma diferença de 14.588 unidades para o segundo colocado, o Chevrolet Tracker.
Quais modelos, na sua opinião, podem brilhar em 2025? Comente!



Email enviado com sucesso!