5 dicas de manutenção para economizar combustível

Bom estado de conservação é um importante aliado para ajudar a reduzir o consumo do veículo, veja algumas recomendações

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. 5 dicas de manutenção para economizar combustível
Guilherme Silva
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Os frequentes aumentos no preço dos combustíveis, combinados à inflação e aos custos de manutenção do carro, estão entre as principais reclamações dos motoristas. Muita gente não sabe, no entanto, que o estado de conservação interfere consideravelmente no consumo do veículo, por isso, uma boa estratégia para economizar combustível é ficar em dia com a manutenção.

Para prevenir os motoristas de custos desnecessários com a manutenção, o engenheiro mecânico Denis Marum, autor do ebook “Curso de Mecânica Básica”, dá cinco dicas de como se atentar a defeitos que podem elevar os gastos na hora de abastecer o veículo. Confira abaixo:

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Dicas de manutenção para economizar combustível

1 - Óleo do motor

Troca De Oleo
Respeite os prazos de troca do óleo lubrificante do motor
toggle button

Não deixe passar a data de troca, seja por quilometragem ou tempo de uso. Utilize sempre o óleo indicado no manual do proprietário e evite ser convencido pelos atendentes ou frentistas que insistem em vender produtos diferentes. Ao retardar a troca de óleo, você reduz a eficiência do motor e, consequentemente, gera maior gasto de combustível. E, atenção: o óleo do motor não precisa de aditivo. 

2 - Vazamentos

Fluidleakingfromcar Min 1280x720
Vazamentos são sinais de problemas em componentes ou sistemas do veículos
toggle button

Fique atento aos vazamentos de óleo do motor, da direção hidráulica e de água. Observe a coloração dos fluidos: óleo do motor é marrom escuro (quando novo, a tonalidade é um pouco mais clara); óleo da direção hidráulica ou do câmbio automático é avermelhado; vazamento de água é transparente, mas se o tom é o rosado, pode ser que o sistema de arrefecimento do veículo esteja comprometido ou com corrosão. A perda de qualquer fluído que influencie no desempenho pode aumentar o consumo de combustível.

3 - Amortecedores

Imagem Destaque Curso Amortecedores Nakata
Amortecedores em boas condições também são importantes para a segurança do veículo
toggle button

Quando for trocar o amortecedor, escolha por uma peça nova, esqueça as recondicionadas. Amortecedor usado pode estragar as buchas da suspensão e os pneus, além de não cumprir com eficiência a sua função. 

4 - Velas de ignição

Velas De Igni O 1
Vela nova ao lado do componente que já passou da hora da troca
toggle button

Responsáveis por realizar a queima da mistura de ar e combustível que entra na câmara de combustão do motor, as velas elevam o consumo quando estão desgastadas, e o motorista gasta dinheiro desnecessariamente – além de comprometer o desempenho do veículo. 

5 - Alinhamento e balanceamento

48603
Alinhamento e balanceamento também são importantes para prevenir desgaste prematuro de peças
toggle button

Adiar esses ajustes compromete o bom funcionamento da direção e da suspensão, o que força componentes e, consequentemente, eleva o consumo de combustível.

Comentários