Se um dia o sonho de consumo dos brasileiros foi o sedã médio ou até mesmo as peruas, hoje a maior parte dos consumidores se voltaram para os SUVs. Esse mercado já é o segundo maior do Brasil, atrás apenas dos hatches de entradas.
Ano após ano as marcas investem em diversos modelos nessa categoria. O mais recente é o Volkswagen T-Cross, lançado esse ano. Mas a história é um pouco mais antiga, ganhando notoriedade com o Ford EcoSport a partir de 2003.
Hoje são mais de 10 modelos que vendem acima de mil unidades por mês. Mas será que um SUV é o tipo de carro ideal para investir seu dinheiro?
Sensação de segurança: um SUV é naturalmente mais alto, por esse motivo, os motoristas se sentem mais seguros, até pela melhor visibilidade da rua. Além de uma proteção maior por ser um porte de segurança. Essa sensação também pode ser reforçada pelos itens de segurança, que em geral engloba controles de tração e estabilidade, maior quantidade de airbags e até mesmo frenagem autônoma de emergência, como no Kicks.
Aqui outro item natural de um SUV e um dos principais motivos para compra, segundo Juliana Fukada, Gerente de Marketing da Nissan do Brasil. Se você precisa de espaço, seja para uma caderinha ou mesmo acomodar melhor as bagagens no porta-malas, essa categoria costuma oferecer boas opções. Mas há algumas exceções: EcoSport, Renegade e T-Cross não são bons exemplos de espaço no bagageiro, sendo indicado mais para pequenas famílias ou casais sem filhos. Apesar disso, boa parte alia esse espaço extra com bom tamanho para a cidade, que é outro fator de peso para comprar um SUV.
SUVs usam suspensão mais elevada em relação a hatches e sedãs, garantindo uma melhor dirigibilidade quando falamos de ruas esburacadas ou as diversas valetas espalhadas pelas cidades brasileiras. Os ângulos de entrada e saída também são maiores, facilitando o deslocamento em pisos irregulares. Há ainda a possibilidade de uso em estradas de terra batida.
Antigamente o design era um tabu entre carros altos. A maioria era quadrada, sem muitas formas. Mas o avanço da tecnologia permitiu desenhar SUVs bonitos sem perder tanto em aerodinâmica com relação a carros mais baixos. Além disso, entregam diversos estilos atualmente, desde formas mais robustas, como Renegade e Duster, até desenhos mais arrojados, como Kicks e HR-V, ou mesmo um desenho que remete a harmonia e luxo, como é o caso do Renault Captur.
Os SUVS, segundo Fukada, se tornaram a porta de entrada para tecnologias antes vistas apenas em veículos importados ou muito mais caros. É comum ver itens como central multimídia, keyless e partida por botão nessa categoria, alguns ainda vão além e entregam Câmera 360º, painel completamente digital e até mesmo tecnologias semiautônomas.