5 vezes em que a Ferrari processou seus clientes

Empresa de Maranello preza pela integridade de seus projetos; se são muito modificados, leva os donos “para o pau"

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Marcus Celestino
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A Ferrari faz alguns dos carros - produtos, na realidade - mais desejados pelos seres humanos. Poucos outros itens refletem tanto o que é o capitalismo do que os modelos da empresa sediada em Maranello, na Itália. A marca, que leva o sobrenome de seu fundador, sabe muito bem disso, e preza pela integridade de seus projetos. Tanto é que, se o consumidor faz modificações consideradas profundas em seus automóveis, a empresa trata de “metê-los no pau”.

Listamos cinco casos onde a Ferrari processou seus próprios clientes. É uma medida um tanto quanto extrema? Sim. No entanto, o que esses cidadãos fizeram nos icônicos carros é de dar raiva mesmo.

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Cinco vezes em que a Ferrari processou clientes

Ferrari F40 cortada

Ferrari F40 Cortada
Depois das modificações (e de processo), dono da F40 LM foi obrigado a tirar todas as insígnias da marca italiana
Crédito: Reprodução
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Uma F40 LM passou, como que num passe de mágica, das mãos da Ferrari para um piloto - que atende sob o pseudônimo Jean Beurlys. Com a ajuda da Michelotto, que havia transformado o supercarro em carro de corrida, Beurlys “meteu a faca” no teto do modelo e o transformou em conversível.

Além disso, a suspensão foi totalmente modificada, uma gaiola foi instalada e o exaustor mudou de lugar a fim de equilibrar o peso. A Ferrari não gostou nada disso e processou Beurlys, que teve de tirar todas as insígnias da marca do veículo. Até hoje, contudo, o carro dá uma pinta em track days não-oficiais que envolvem automóveis da Ferrari.

F8 Tributo envelopada

F8 Envelopda
Ferrari F8 foi envelopada com imagens que fazem referência a criptomoeda Dogecoin
Crédito: Reprodução
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Esse caso é recente, de junho passado. Um empresário envelopou sua F8 Tributo com um personagem bem curioso. Ele sapecou adesivos que fazem referência à Dogecoin, criptomoeda adorada por Elon Musk, o bilionário dono da Tesla.

Não precisa nem dizer que a Ferrari não curtiu a temática canina em seu modelo e já ameaçou processar o cliente. Baita vacilo com o cãozinho, mas também trata-se de um baita vacilo com a F8 Tributo.

Ostentação em desfile

Philipp Plein e sua Ferrari verde
O designer de mota Philipp Plein foi processado por usar carros da marca italiana em desfiles e em redes sociais
Crédito: Reprodução
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Phillip Plein é um designer de moda muito, muito famoso. Mesmo assim, não fugiu das garras da Ferrari. E, ao menos desta vez, damos total razão à empresa sediada em Maranello.

Plein usou carros da Ferrari, bem como modelos da Lamborghini e da McLaren, em desfiles para promover a sua própria marca. Além disso, publicou no Instagram imagens de suas criações junto de veículos como a 812 Superfast.

A Ferrari processou Plein por uso indevido de sua marca a fim de adicionar valor a outros produtos. E ganhou. No ano passado, a Justiça determinou que o designer pagasse 300 mil euros em compensação ao fabricante italiano.

458 “vira” gatinho

 Deadmau5
DJ canadense personalizou sua 458 com imagens do Nyan Cat, mas teve de retirar os adereços
Crédito: Reprodução
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Dos modelos vendidos pela Ferrari, a 458 é das que teve maior volume. Por isso, claro, a tendência é que seja “vítima” com maior frequência de customizações.

Um dos que resolveu personalizar sua 458 foi o DJ canadense deadmau5. O tema? Nyan Cat, um dos primeiros grandes memes do YouTube, de 2011.

Sem dó nem piedade, a Ferrari foi lá e meteu o cara na justiça. O DJ foi obrigado a remover todas as personalizações da “Purrari” e, desiludido, trocou o veículo por um Lamborghini.

Ferrari 360 Modena transformada em limousine

Ferrari 360 Modena modificada para limousine também não agradou a empresa de Maranello
Crédito: Reprodução
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Essa é de doer. O site australiano Carscoops noticiou que uma 360 Modena modificada para limousine estava à venda por, à época, cerca de R$ 1,5 milhão. A estrutura do carro foi alongada com alumínio e fibra de vidro no chassi e na carroceria, respectivamente.

A Ferrari curtiu? Claro que não. E você? Caso tenha preferência por uma 360 Modena “normal”, no estoque da Webmotors você pode encontrar a sua. E por menos de R$ 1 milhão, conforme mostramos aqui.

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