A Stellantis - dona das marcas Fiat, Jeep, Citroën, Peugeot e Opel - já adiantou alguns detalhes técnicos dos novos motores turbo. Esses propulsores, oferecidos na Europa há alguns anos, e cujo início da produção em série no Brasil - em Betim (MG) - foi anunciado este mês pela empresa, também seguirão para exportação.
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Soluções modernas
De concepção moderna, esses motores são dotados de injeção direta bicombustível, turbocompressor com válvulas de alívio variável, bloco de alumínio e sistema MultiAir com variador eletro-hidráulico de tempo de abertura e fechamento das válvulas de admissão. Diferentemente dos propulsores Firefly aspirados, que possuem apenas duas válvulas por cilindro, as unidades turbinadas terão quatro válvulas para cada câmara de combustão.Os novos motores também contam com coletor de escape integrado ao cabeçote, sistema de arrefecimento misto e bomba de óleo variável.
Números
Por enquanto, a Stellantis divulgou apenas os dados de potência e torque do 1.3 turbo de quatro cilindros: 180 cv e 27,5 kgf.m quando abastecido com gasolina. Os números com etanol não foram revelados.Já o 1.0 turbo de três cilindros deverá entregar algo entre 120 cv e 130 cv de potência e torque na faixa dos 20 kgf.m, de acordo com a calibração.
Vantagens
Os motores turbo evoluíram constantemente nos últimos anos com o desenvolvimento de tecnologias voltadas ao ganho de desempenho e economia de combustível. Se comparados ao atual 1.8 E.TorQ aspirado, esses novos propulsores deverão entregar uma performance mais satisfatória, principalmente no uso cotidiano, uma vez que o turbocompressor proporciona uma entrega maior de torque em baixas rotações.Por exigir acelerações menos vigorosas para entregar mais força, os motores turbo de baixa cilindrada, consequentemente, consomem menos combustível e fornecem mais desempenho que os propulsores aspirados de média cilindrada.
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