Mas, com o tempo, deixaram de existir. Hoje os automóveis mais baratos do país custam ali na faixa dos R$ 80 mil, e não podem ser chamados de "populares". Mas isso pode estar prestes a mudar.
É que o Governo Federal pretende anunciar medidas para aquecer a indústria automotiva brasileira. Uma destas medidas já é chamada de "IPI Verde", e reduzirá a carga tributária de modelos com baixas emissões de poluentes. A outra é o chamado "Programa Carro Sustentável", que reduzirá os impostos dos modelos de baixo custo e com motores 1.0.
Esse "Programa Carro Sustentável" prevê a redução - ou até a isenção - de IPI para carros 1.0 com potência de até 90 cv, e que tenham boa classificação em eficiência energética e baixos níveis de emissões.
Hoje, alguns modelos estariam na lista de possíveis beneficiados. caso de Fiat Mobi, Argo e Cronos, VW Polo e Tera, Chevrolet Onix e Onix Plus, Renault Kwid, Peugeot 208, Citroën C3 e Basalt e os Hyundai HB20 e HB20S.
Importante ressaltar, porém, que as medidas visam automóveis com motores a combustão, e por isso nenhum elétrico seria incluído. Da mesma forma, focariam de fora os modelos com motores turbinados, os com potências superiores ao limite de 90 cv e aqueles que não atenderem a critérios de reciclabilidade e eficiência energética. O anúncio oficial das medidas deverá acontecer nos próximos dias.
Aproveite também:
Comentários