Alfa Romeo volta a produzir um esportivo arrasador

O 33 Stradale tem design incrivelmente agressivo e motor à altura da aparência: um 3.0 V6 biturbo com 629 cv de potência

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Roberto Dutra
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Lá se vão 13 anos desde que a Alfa Romeo brindou o mundo com um supercarro instigante, lindo e exclusivo - o 8C. Agora, a marca italiana voltou à carga e conseguiu superar longe aquela criação: apresentou o 33 Stradale, um esportivo simplesmente arrasador. Digno de fazer inveja a esportivos de marcas conterrâneas como Ferrari, Lamborghini e Maserati, o 33 Stradale tem design incrível, que merece ser visto nos mínimos detalhes.

Deixaremos essa admiração para os olhos do caro leitor e vamos destacar apenas alguns aspectos visuais do modelo. Repare nos faróis e lanternas cheios de nuances, nas rodas com desenho incrível, nas portas que abrem para cima - tipo tesoura -, nos espelhos que transmitem forte impressão aerodinâmica e na abertura do capô dianteiro, para a frente, e da tampa traseira, para trás.

Alfa Romeo 33 Stradale (9)
O 33 Stradale tem frente bicuda com cantos arredondados e portas que abrem para cima, tipo tesoura
Crédito: Divulgação
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O interior, por sua vez, tem acabamento em couro nas cores preta e marrom caramelo, console todo em alumínio com comandos que parecem ter saído de um avião de caça, e ainda volante liso com borboletas de troca de marchas (paddle-shifts) feitas de alumínio. E o que dizer o painel de instrumentos com tela de TFT que exibe a imagem de dois grandes relógios analógicos, envolto por uma moldura esportiva:

Alfa Romeo 33 Stradale (11)
A traseira também exala agressividade: o caimento da tampa faz as lanternas parecerem olhos zangados
Crédito: Divulgação
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Motorização furiosa

Instalado entre os eixos, o motor é um seis cilindros em V com 3.0 litros, que rende obtusos 629 cv de potência - cuja força vai toda para as rodas traseiras. É uma evolução do V6 2.0 biturbo usado pelos modelos Giulia e Stelvio Quadrifoglio, mas nada tem a ver com o motor Nettuno já usado em alguns modelos da Maserati. O câmbio é um ZF, automatizado de dupla embreagem e com oito marchas.

Alfa Romeo 33 Stradale (10)
Tudo aberto: capô dianteiro pra frente, portas para cima e tampa traseira para trás. Coisa de esportivo autêntico
Crédito: Divulgação
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Mas... quem comprar o carro poderá escolher uma segunda opção: um motor elétrico que entrega mais de 750 cv. Nesse caso, a autonomia é de 450 quilômetros no ciclo WLTP. Com qualquer um dos dois, o 33 Stradale vai de zero a 100 km/h em menos de 3 segundos e chega à velocidade máxima de 333 km/h.

Para segurar tanto ímpeto, os freios têm discos de carbono-cerâmica fornecidos pela grife Brembo. Já as suspensões têm braço duplo, amortecedores ativos e sistema de elevação do eixo dianteiro.

Confira a galeria de fotos do Alfa Romeo 33 Stradale

Daí pra frente, só elétricos

A Alfa Romeo diz que o 33 Stradale será seu último esportivo com opção de motor a combustão. A partir de 2027, a marca só fará automóveis elétricos, seguindo uma tendência mundial cada vez mais forte

O número 33 antes do nome "Stradale" alude à produção prevista para o modelo: serão apenas 33 unidades. O carro foi inspirado em um outro, de mesmo nome, produzido nos anos 1960.

Alfa Romeo 33 Stradale (3)
O intyerior combina couro preto e marrom, alumínio e aço escovado
Crédito: Divulgação
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Como quase sempre acontece no "planeta" dos carros superesportivos, superexclusivos e supercaros, as 33 unidades do Stradale já foram vendidas. Cada comprador pagou nada menos que 2 milhões de euros pelo brinquedo - cerca de R$ 11 milhões.

Estes abonados puderam ver o carro, a portas fechadas, quando da realização do Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1, em Monza, em setembro do ano passado. E cada pôde escolher algumas customizações, para que cada Stradale seja absolutamente diferente dos outros.

O painel é uma telona de TFT que exibe a imagem de dois grandes relógios analógicos
Crédito: Divulgação
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Os 33 Stradale ainda serão produzidos, de forma artesanal, pela empresa italiana Carrozzeria Touring Superleggera. A carroceria monobloco é toda de fibra de carbono apoiada em uma estrutura em forma de "H" produzida em alumínio. O vidro traseiro não é de vidro - foi feito em policarbonato. Absolutamente impressionante!