Aston Martin apresenta o último V12 Vantage

Apenas 333 unidades da derradeira edição do modelo serão fabricadas. Motor biturbo rende 700 cv de potência!

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Aston Martin apresenta o último V12 Vantage
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Aston Martin mostrou, na Inglaterra, aquele que será o último V12 Vantage produzido. A marca inglesa decidiu encerrar a fabricação do modelo com uma derradeira edição de 333 unidades, que serão vendidas por US$ 319.777 cada uma - pouco mais de R$ 1,6 milhão. "Serão" é licença poética, porque todos os modelos que ainda vão sair das linhas de montagem já foram encomendados - e a marca disse que ainda havia uma enorme fila de interessados. Pois é, quem ainda quiser um terá que esperar por alguma desistência...

Aston Martin Vantage V12 (1)
Identidade visual preservada na enorme grade dianteira. Capô e para-choque são em fibra de carbono
Crédito: Divulgação
toggle button

Segundo a Aston Martin, esse V12 Vantage é o mais veloz, rápido e dinamicamente bem-resolvido de toda a história. O motor é um monstro com 12 cilindros em V, 5,2 litros e sobrealimentação por dois turbocompressores. Rende 700 cv de potência e o inacreditável torque de 75 kgf.m.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

A transmissão é feita por uma caixa ZF de oito marchas, e toda essa força é enviada para as rodas traseiras com a ajuda de um diferencial de escorregamento limitado. Com esse conjunto, o Vantage acelera de zero a 100 km/h em apenas 3,4 segundos e chega à velocidade máxima de 321 km/h.

Aston Martin Vantage V12 (2)
Os apêndices aerodinâmicos geram 204 quilos de "downforce", e grudam o Vantage no chão
Crédito: Divulgação
toggle button

Esse desempenho é ajudado pela redução no peso total do carro em cerca de 23 quilos na comparação com o antecessor, gerada pelo uso de fibra de carbono em peças como para-choque dianteiro, capô, protetores dianteiros e soleiras laterais. Já o para-choque traseiro é feito de materiais compostos e o escapamento duplo é fabricado em aço inoxidável extremamente leve.

Aston Martin Vantage V12 (7)
O furioso motor V12 biturbo do Aston Martin Vantage rende 700 cv de potência e 75 kgf.m de torque
Crédito: Divulgação
toggle button

O carro ainda tem rodas de liga leve com aros de 21 polegadas que calçam pneus Michelin Pilot Sport 4S e um "pacote aerodinâmico" capaz de gerar 204 quilos de "downforce" - a força física que empurra o veículo contra o solo e melhora a sua aderência. A suspensão é adaptativa e a direção ganhou nova calibragem, mais direta e responsiva. Os freios, por sua vez, têm carbono e cerâmica em sua composição, além de cálipers com seis pistões na frente e quatro atrás - segundo a Aston Martin, resistem a temperaturas de 800 graus.

Aston Martin Vantage V12 (12)
O interior do carro exibe sofisticação, e o acabamento caprichadíssimo é visto em cada detalhe
Crédito: Divulgação
toggle button

No interior do carro, surgem inéditos bancos também de fibra de carbono e revestidos em couro, com a devida "assinatura" da marca. O comprador também pode customizar os bancos. Para isso, basta pedir ao "agente Q" da fabricante - uma alusão ao cientista que bolava os equipamentos do agente secreto 007, James Bond, inclusive os que equipavam seu carro. Que era um Aston Martin, naturalmente.

Aston Martin Vantage V12 (10)
Os bancos do Aston Martin V12 Vantage são feitos em fibra de carbono, revestidos em couro
Crédito: Divulgação
toggle button

Tobias Moers, CEO da Aston Martin, lembra que desde 2007, quando o primeiro V12 Vantage RS Concept foi exibido, muitos clientes se entusiasmaram com a ideia de botar o maior motor da marca em seu modelo mais compacto e esportivo. Daí nasceu essa edição final do V12 Vantage. O fim da produção do caro é mais um passo da Aston Martin rumo à eletrificação, processo que já começou e segue uma tendência mundial.

Comentários