Segundo a Aston Martin, esse V12 Vantage é o mais veloz, rápido e dinamicamente bem-resolvido de toda a história. O motor é um monstro com 12 cilindros em V, 5,2 litros e sobrealimentação por dois turbocompressores. Rende 700 cv de potência e o inacreditável torque de 75 kgf.m.
A transmissão é feita por uma caixa ZF de oito marchas, e toda essa força é enviada para as rodas traseiras com a ajuda de um diferencial de escorregamento limitado. Com esse conjunto, o Vantage acelera de zero a 100 km/h em apenas 3,4 segundos e chega à velocidade máxima de 321 km/h.
Tem Aston Martin anunciados no estoque Webmotors. Confira!
Esse desempenho é ajudado pela redução no peso total do carro em cerca de 23 quilos na comparação com o antecessor, gerada pelo uso de fibra de carbono em peças como para-choque dianteiro, capô, protetores dianteiros e soleiras laterais. Já o para-choque traseiro é feito de materiais compostos e o escapamento duplo é fabricado em aço inoxidável extremamente leve.
O carro ainda tem rodas de liga leve com aros de 21 polegadas que calçam pneus Michelin Pilot Sport 4S e um "pacote aerodinâmico" capaz de gerar 204 quilos de "downforce" - a força física que empurra o veículo contra o solo e melhora a sua aderência. A suspensão é adaptativa e a direção ganhou nova calibragem, mais direta e responsiva. Os freios, por sua vez, têm carbono e cerâmica em sua composição, além de cálipers com seis pistões na frente e quatro atrás - segundo a Aston Martin, resistem a temperaturas de 800 graus.
No interior do carro, surgem inéditos bancos também de fibra de carbono e revestidos em couro, com a devida "assinatura" da marca. O comprador também pode customizar os bancos. Para isso, basta pedir ao "agente Q" da fabricante - uma alusão ao cientista que bolava os equipamentos do agente secreto 007, James Bond, inclusive os que equipavam seu carro. Que era um Aston Martin, naturalmente.
Tobias Moers, CEO da Aston Martin, lembra que desde 2007, quando o primeiro V12 Vantage RS Concept foi exibido, muitos clientes se entusiasmaram com a ideia de botar o maior motor da marca em seu modelo mais compacto e esportivo. Daí nasceu essa edição final do V12 Vantage. O fim da produção do caro é mais um passo da Aston Martin rumo à eletrificação, processo que já começou e segue uma tendência mundial.
Leia também: Aston Martin abre sua concessionária em São Paulo
Comentários