A Audi anunciou nesta segunda-feira (5/5) a abertura da pré-venda do novo A5 no Brasil. Maior, mais potente e moderna, a terceira geração do modelo tem novas tecnologias embarcadas e inaugura a Plataforma Premium a Combustão (PPC), que promete dinâmica de direção "ainda mais primorosa".
O sedã médio substitui o A4 e chega em versão única - que será chamada de "Performance S Edition quattro" - ao preço "especial" de R$ 379.990.

O novo A5 é equipado com o motor 2.0 turbo FSI, de quatro cilindros em linha, com 272 cv e 40,8 kgfm de torque. O câmbio é o automatizado S Tronic de sete marchas e dupla embreagem, e a tração é a da grife quattro da marca - portanto, integral.
O conjunto permite ao carro acelerar de zero a 100 km/h em 5,9 segundos. A velocidade máxima é de 210 km/h - limitada eletronicamente.
O novo Audi A5 "abraça" a nova estética minimalista da marca, introduzida por aqui pelo Q6 e-tron, que é caracterizada por linhas mais fluidas e orgânicas. As proporções internas e externas cresceram, com comprimento, largura e distância entre-eixos maiores, deixando a carroceria mais larga e reforçando o visual esportivo.
Na dianteira, os faróis foram redesenhados e estão mais afilados, com recortes mais suaves em direção à caixa de rodas e aos para-lamas. A tradicional grade singleframe também teve alterações sutis e ficou mais larga e estreita, com o miolo em padrão "favo de mel" tridimensional.
Na traseira, as lanternas são integradas por uma faixa abaixo do spoiler. As saídas de escapamento retangulares complementam o visual e dão mais imponência ao sedã. As rodas da Audi Sport têm 20 polegadas e são calçadas por pneus 245/35 R20.
Por chegar em versão única, o novo A5 recebeu suspensão esportiva e o kit S line exterior, que agrega os Audi Rings, frisos decorativos dos vidros e detalhes em preto brilhante, ponteiras de escapamento cromadas e escuras, e retrovisores antiofuscantes elétricos, aquecíveis, rebatíveis, com memória e projeção de logotipo no chão.
O visual da cabine do novo A5 é baseado em quatro características:
O novo display panorâmico e curvo tem tecnologia OLED, que integra o novo conceito operacional da marca e potencializa a interação com o veículo graças à nova arquitetura eletrônica.
O quadro de instrumentos digital (que a Audi chama de "Audi virtual cockpit"), por sua vez, é formado pela tela de 11,9 polegadas, que se une ao display tátil da central MMI, de 14,5 polegadas.
O novo Audi A5 tem uma enorme lista de equipamentos de série. O sistema de entretenimento vem com o Audi Phone box light com função de carregamento sem fio, Audi Smartphone Interface com conexão sem fio, Audi Sound System com 10 alto-falantes e 180 Watts, e rádio MMI com GPS nativo.
Em relação aos itens de tecnologia e segurança, há airbags laterais dianteiros com airbag para cabeça e airbag central na frente, alerta de saída da faixa (Lane Departure Warning), assistente de desvio e assistente de conversão na frente, assistente de estacionamento, assistente de frenagem de emergência e assistente de tráfego transversal dianteiro, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), detector de atenção e sonolência do motorista, luzes de rodagem diurnas (DRLs) com controle automático das luzes e função Coming Home e Leaving Home, faróis full-LED com assistente de luz alta, e lanternas LED Pro com setas dinâmicas.
Na parte de conforto, o novo A5 é equipado com ar-condicionado automático de três zonas, Audi Drive Select, bancos dianteiros esportivos com ajustes elétricos e memorizador para o motorista, pacote de luzes ambiente, sistema start-stop, tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétricos, e teto panorâmico de vidro com transparência selecionável.
Vale lembrar que o novo A5 é um sedã médio com 4,83 metros de comprimento, 1,41 m de altura, 1,86 m de largura e de 2,90 m entre-eixos. Em comparação com a geração anterior, cresceu em todas as dimensões: comprimento (+72 mm), altura (+24 mm), largura (+13 mm) e entre-eixos (+70mm).
A capacidade do porta-malas é de 445 litros - e a do tanque de combustível é de 56 litros. São oito opções de cores: Branco Arkona (sólida); Azul Ascari, Azul Firmamento, Azul Horizonte, Branco Geleira, Preto Mito, Vermelho Granadina (metálicas); e Cinza Daytona (perolizada). Por dentro, o acabamento é sempre na tonalidade preta.