Audi TT RS: confira nossas primeiras impressões

Equipado com motor de 400 cv e 48,9 kgf.m, cupê oferece diversão sem deixar de lado a civilidade

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Audi TT RS: confira nossas primeiras impressões
Marcus Celestino
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O Audi TT RS é um bruto que também ama. O esportivo, já disponível nas revendas por R$ 442.990 (sem opcionais), é empurrado por motor 2.5 turbo que entrega generosos 400 cv de potência e 48,9 kgf.m de torque. Mesmo com toda essa, digamos, voracidade, o cupê é domável. Sua tocada é divertida, mas de uma docilidade que jamais deixa de surpreender.

Audi Ttrs (7) Min
Audi TT RS: desempenho "brutal" que não abre mão da civilidade
Crédito: Divulgação
toggle button

Tivemos a oportunidade de guiar o modelo no Circuito Panamericano, complexo multipistas da Pirelli inaugurado este ano. Durante nosso breve encontro, a versão Rennsport do TT foi incapaz de nos decepcionar. Longe disso. Muito longe. Tratou a reportagem do WM1 como se fosse um melhor amigo.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

O Audi TT RS tem posição de dirigir baixa e banco abraça o condutor de maneira satisfatória. O volante revestido em Alcantara e com base achatada tem boa pega. Além disso, todos os comandos ficam muito bem posicionados, "na mão" do motorista.Ao pisar fundo no acelerador, ouve-se logo o ronco que advém do escapamento com duas ponteiras - algo característico dos modelos RS. Nas reduções de marcha, pipocam os estouros que, embora não sejam uma sinfonia para os ouvidos, são um deleite para qualquer petrolhead.

A reportagem guiou o carro apenas no modo Dynamic, que, por meio de ajustes, propicia condução mais agressiva. Aliado ao supracitado motor 2.5 turbo, o câmbio automatizado de dupla embreagem e sete velocidades, com tração integral Quattro, entrega desempenho mais do que satisfatório. O cupê, vale frisar, vai de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e tem velocidade máxima limitada a 250 km/h.

O dinamismo do Audi TT RS, evidente, merece aplausos. O cupê tem bastante grip e, por conseguinte, ataca muito bem as curvas. Contorná-las é um processo tranquilo, mesmo no modo de condução mais "brabo", até para quem não é profissional. Com tanta tecnologia embarcada, o carro se torna um gênio domável.

As retomadas do Audi TT RS são fugazes e as trocas de marchas são rápidas e empolgantes. Destaque também para a ótima relação peso/potência do cupê, de 3,6 kg/cv. Tal combinação impele o condutor a pisar com gosto no pedal do acelerador. A reportagem, ainda que tímida ao volante, conseguiu chegar aos 220 km/h na pista sem maiores dificuldades. Vale frisar que os freios a disco seguram todo esse ímpeto do cupê numa boa.

Relação peso/potência do cupê esportivo é de 3,6 kg/cv
Crédito: DIvulgação
toggle button

Visual e conforto

O Audi TT RS ganhou carinha pouco mais invocada. Na parte frontal, o modelo tem novas entradas de ar e spoiler dianteiro em alumínio fosco. A grade com padrão tipo colmeia e os faróis full LED Matrix complementam o visual. Já na traseira, destaque para a nova asa fixa e para, claro, as saídas de escape ovaladas.

No interior, o cupê tem itens de conforto que demonstram toda a sua amabilidade. Os bancos esportivos são revestidos em couro, ótimos em termos ergonômicos. Todavia, importante destacar que, por conta do entre-eixos curtinho - são 2,5 metros (para 4,19 m de comprimento total) -, o espaço para os ocupantes do assento traseiro é limitado.

No habitáculo, condutor e passageiros ainda têm à disposição sistema multimídia MMI, sistema de som Bang & Olufsen com saída de 680 watts e ar-condicionado digital com comandos integrados às saídas de ar.

Volante revestido em Alcantara tem boa pega
Crédito: Divulgação
toggle button

O TT RS possui também Audi Virtual cockpit, com tela de 12,3'', que fornece informações sobre torque e força G, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré, sensor de chave, rodas aro 19'', pneus 245/35, entre outros itens de segurança e conforto.

O cupê está disponível nas seguintes cores: Amarelo Vegas, Branco Geleira, Cinza Daytona, Cinza Nardo, Preto Mito, Vermelho Tango, Laranja Pulse, Azul Turbo e Verde Kyalami. O pacote opcional Exterior Preto traz logotipo da marca, frisos decorativas, capa do retrovisor detalhes nas rodas em preto.

Comentários
Wid badge