Audi voltará a fazer carros no Brasil em 2022

Marca alemã anuncia retorno da produção nacional com Q3 e Q3 Sportback movidos pelo motor 2.0 TFSI e pela tração quattro

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Audi voltará a fazer carros no Brasil em 2022
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Audi do Brasil confirmou nesta terça-feira (14) que vai retomar a produção de automóveis em sua fábrica de São José dos Pinhais (PR) a partir de meados de 2022. Os modelos escolhidos para a linha de montagem nacional foram os SUVs Q3 e Q3 Sportback, ambos com motor 2.0 TFSI e o sistema de tração integral quattro - é a primeira vez que um carro com essa tecnologia será feito em nosso país.

De acordo com Johannes Roscheck, CEO e Presidente da Audi do Brasil, mesmo em um momento considerado "desafiador", a empresa sempre trabalhou para viabilizar a fabricação nacional por acreditar no potencial do Brasil e na credibilidade que a marca ganha na visão dos clientes.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

A produção do Audi Q3 com motor 2.0 em suas duas carrocerias será feita em uma linha de montagem exclusiva, no mesmo lugar da que produziu a geração anterior do SUV até 2019. Será no esquema CKD: os modelos chegarão pelo porto de Paranaguá divididos em conjuntos de peças e partes vindos da fábrica de Györ, na Hungria, para a montagem em solo brasileiro.

Audi Q3 Black S 35 Tfsi 4575
Audi Q3 voltará a ser feito no Brasil, agora em esquema de CKD: vem pronto, mas desmontado
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

Como será o Audi Q3 brasileiro

Os Audi Q3 e Q3 Sportback nacionais terão o motor EA888 2.0 TFSI a gasolina de quatro cilindros com injeção direta e turbocompressor, que entrega 231 cv e 34,7 kgf.m de torque.

Além disso, a produção trará dois fatos inéditos: será a primeira vez que a Audi montará um modelo com a tração quattro no Brasil e também a primeira vez na história que a marca irá utilizar a caixa de câmbio Tiptronic de oito marchas em um veículo com motor transversal.

De acordo com a empresa, a lista de equipamentos completa e os valores serão divulgados em breve em conjunto com o início da pré-venda.

Mais pontos de recargas

Além da confirmação da produção local, a Audi e suas concessionárias fizeram um segundo anúncio, desta vez relacionado à estratégia de eletrificação da marca: em uma ação inédita, a empresa e sua rede vão se unir para ampliar a infraestrutura de recarga ultrarrápida brasileira.

A partir de 2022, serão investidos mais de R$ 20 milhões para instalar estações de recarga DC de 150 kW em quase todas as concessionárias da marca no Brasil. Nestes carregadores, o Audi e-tron, por exemplo, consegue recarregar sua bateria de 0 a 80% em menos de 25 minutos.

https://youtu.be/s9zQfYEjoVg

Comentários