Babs, o carro do 1ª homem a superar os 270 km/h

Com brilhantismo, engenheiro superou concorrentes que tinham muito mais recursos e bateu recorde de velocidade da época

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Babs, o carro do 1ª homem a superar os 270 km/h
Guilherme Silva
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Em tempos em que praticamente qualquer carro precisa de poucos segundos para atingir os 100 km/h, poucas pessoas imaginam que no começo do século passado essa velocidade era uma barreira praticamente intransponível. O que dizer então do piloto que, em 1926, foi o primeiro homem a superar os 270 km/h em terra, uma marca expressiva até para os carros atuais? E, com essa velocidade, o carro dele bateu o recorde da época.

Há 96 anos, o engenheiro galês John Parry-Thomas se tornou a primeira pessoa a dirigir um carro a mais de 170 milhas por hora (273,5 km/h), e bateu em 32 km/h o recorde anterior estabelecido por ele próprio, no mesmo ano de 1926.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Para alcançar essa façanha, Parry-Thomas utilizou o Babs, um carro batizado com o nome da filha de cinco anos de um dos artesãos que construíram a carroceria do bólido. Equipado com um enorme motor aeronáutico Liberty Aero V12 de 26.9 litros, o propulsor era capaz de produzir mais de 400 cv de potência.  Essa força era transmitida às rodas traseiras por meio de uma corrente ligada ao câmbio manual de quatro marchas.

Babs
O Babs era equipado com um enorme motor aeronáutico que entregava mais de 400 cv
Crédito: Reprodução
toggle button

Construído pela primeira vez pelo Conde Zborowski, um rico fã de corridas que morreu em 1924, o Babs foi adquirido por John Parry-Thomas por 125 libras esterlinas (o equivalente a 8.086 libras, ou R$ 57.500 na cotação atual). O carro, no entanto, era um tanto mal feito, apesar da potência bastante expressiva para a época. Parry-Thomas teve de fazer severas alterações para tornar o Babs capaz de atingir altas velocidades.

Infelizmente, em 1927, John Parry-Thomas entrou para a história tragicamente. Aos 42 anos de idade, o engenheiro foi também a primeira pessoa a perder a vida em busca do recorde mundial de velocidade em um grave acidente a bordo do carro que construiu, o Babs, na praia de Pendine, no País de Gales.

Talvez o aspecto mais surpreendente do recorde de Parry-Thomas, porém, foi o fato de ele ter ganhado de equipes significativamente mais ricas. O carro que bateu seu recorde, em 1927, pertencia a Malcolm Campbell, que supostamente gastou 10 vezes mais na construção de seu veículo do que Parry Thomas investiu no Babs.

O engenheiro galês John Parry-Thomas preparou o Babs com menos recursos que a concorrência
Crédito: Reprodução
toggle button

O que permitiu Parry-Thomas competir contra concorrentes tão bem financiados foi seu brilhantismo de engenharia e sua capacidade de montar um carro com recursos próprios. Felizmente, graças ao bom trabalho de um palestrante galês nos anos 1960, o Babs voltou a funcionar e ocasionalmente é exibido em eventos como o Festival de Velocidade de Goodwood, realizado anualmente no Reino Unido.

Comentários