Basalt puxa alta da Citroën

SUV cupê foi o modelo mais vendido da Citroën em abril, superou o Tiggo 7 e puxou crescimento da marca no Brasil

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Basalt puxa alta da Citroën
Nicole Santana
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Pouco mais de seis meses após o lançamento, o Citroën Basalt mostra que veio para ocupar um espaço importante entre os SUVs compactos no mercado brasileiro.

Citroën Basalt 17
Citroën Basalt está crescendo em vendas e já incomoda a concorrência
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Em abril de 2025, o modelo registrou 1.958 unidades vendidas no varejo, o que representa o melhor desempenho mensal desde a chegada às lojas, em outubro de 2024.

O resultado não só marca um recorde histórico de vendas para o Basalt, como também consolidou o modelo como o principal produto da Citroën no país: sozinho, ele respondeu por 53% de todas as vendas da marca no mês.

Veja também:

    Abril de 2025 foi o melhor mês de vendas do SUV até agora
    Crédito: Divulgação
    toggle button

    Com esse fôlego, o Basalt ajudou a Citroën a fechar abril com 1,9% de participação de mercado no total de automóveis e comerciais leves vendidos no Brasil, segundo dados divulgados pela montadora.

    Além disso, o SUV cupê alcançou a 10ª posição no segmento B-SUV, um dos mais disputados do mercado.

    Já no ranking geral, o Basalt superou rivais mais antigos e consolidados, como o Caoa Chery Tiggo 7, que emplacou 1.935 unidades, e se aproximou de nomes como Nissan Kicks, Fiat Pulse e VW Nivus — todos com histórico de vendas mais estável.

    Modelo estratégico para a marca

    Segundo o vice-presidente da Citroën para a América do Sul, Felipe Daemon, o crescimento do Basalt está alinhado à estratégia da marca para ganhar relevância nos segmentos de maior volume do país: “Abril foi o melhor mês da história do modelo. Mesmo com o avanço da indústria, a Citroën conseguiu sustentar sua performance e reforçar sua presença no cenário nacional”.

    O executivo destaca ainda que o Basalt vem subindo de posição mês após mês desde o lançamento, mostrando que o produto tem conseguido ampliar sua participação mesmo diante de uma concorrência intensa e de um público bastante exigente.

    SUV tem multimídia de 10,25 polegadas desde a versão de entrada
    Crédito: Divulgação
    toggle button

    No acumulado de 2025, a Citroën também cresceu no segmento B-SUV como um todo, que inclui tanto o Basalt quanto o Aircross. A marca teve alta de 221% nas vendas nos quatro primeiros meses do ano em comparação com o mesmo período de 2024, conquistando 4,5% de market share no segmento.

    Apesar de ainda estar fora do top 20 geral, o Basalt já superou modelos de maior tradição, como Chevrolet Spin e Renault Kardian, o que mostra que o posicionamento acertado e o bom custo-benefício vêm atraindo consumidores.

    Atributos e versões do Citroën Basalt

    O Citroën Basalt é o primeiro SUV cupê acessível do Brasil, posicionado para atender consumidores que buscam estilo, espaço e tecnologia por um preço competitivo.

    Montado sobre a plataforma CMP, a mesma do C3 e do Aircross, o Basalt aposta no visual diferenciado para se destacar.

    O modelo está disponível em três versões:

    • Feel 1.0 Firefly - R$ 92.990

    • Feel Turbo 200 - R$ 100.990

    • Shine Turbo 200 - 106.990

      Citroën Basalt tem porta-malas de 490 litros
      toggle button

      Entre os principais destaques de equipamentos, o Basalt oferece:

      • Central multimídia Citroën Connect de 10,25 polegadas, com Android Auto e Apple CarPlay sem fio

      • Seis alto-falantes de série

      • Porta-malas de 490 litros, um dos maiores da categoria

      • Painel com cluster digital elevado

      • Direção elétrica, ar-condicionado, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e piloto automático nas versões turbo

        A versão de entrada tem motor 1.0 litro de até 75 cv de potência e 10,5 kgfm de torque, e atua em conjunto com a transmissão manual de cinco marchas. Trata-se de uma configuração mais acessível para quem deseja um carro com foco no uso urbano e economia de combustível.

        De acordo com o Inmetro o carro faz:

        • Consumo na cidade: 9,3 km/l (E) / 13 km/l (G)
        • Consumo na estrada 10,2 km/l (E) / 14,6 km/l (G)
        • Já as demais versões têm o motor 1.0 Turbo 200 de até 130 cv e 20,4 kgfm de torque, e a transmissão é automática tipo CVT. Ele tem desempenho suficiente para o uso urbano e encara melhor a estrada.

          [embed]

          Comentários
          Wid badge