“Em 2023, mais da metade de todos os veículos de nossas instalações de Munique terão uma direção eletrificada. Então, a fábrica será totalmente elétrica”, afirma Milan Nedeljkovic, membro do Conselho de Produção da BMW AG.
Além do início da produção do i4, a BMW também anunciou uma meta de redução de emissões locais de dióxido de carbono nos próximos anos na logística de transporte na fábrica de Munique. Segundo a fabricante, os índices cairão gradualmente para zero com o maior uso de transporte ferroviário e de caminhões elétricos.
Como é o BMW i4
Criado para competir com sedãs elétricos de outras marcas tradicionais e o Tesla Model S, o i4 tem desenho inspirado nos esportivos M3 e M4 e deverá desembarcar no mercado brasileiro no primeiro semestre do ano que vem.
A carroceria com linhas de cupê é montada sobre a plataforma desenvolvida para acomodar baterias de alta voltagem, compostas por quatro módulos com 72 células e três módulos de 12 células, o que totaliza 81 kWh de capacidade. Juntos, fornecem autonomia de 590 quilômetros, independentemente da versão.
O i4 mede 4,78 metros de comprimento (cerca de 7 cm mais comprido que o Série 3). O porta-malas, com tampa de abertura inteiriça, acomoda 470 litros de bagagem (1.290 litros com o banco traseiro rebatido).
O sedã é dotado da tecnologia eDrive de quinta geração, que integra o motor elétrico, o sistema eletrônico e a transmissão em um único conjunto. Na versão i4 eDrive 40, são 340 cv de potência e tração traseira, enquanto na i4 M50 são 544 cv e tração integral.
Na variante mais potente há a função Sport Boost, que é ativada por dez segundos para entregar o máximo de potência e torque. Para reforçar a experiência ao volante, o sistema emite um ronco artificial “bem convincente”, de acordo com o fabricante.
A energia das baterias é parcialmente recuperada pelos freios regenerativos com diferentes modos de atuação (alta, média e baixa).
A BMW informa que o i4 é dotado de suspensão traseira pneumática de série na versão de entrada. Já a esportiva i4 M50 conta com amortecedores adaptativos, que se ajustam de acordo com as condições do piso de condução.
Entre os equipamentos de série estão o painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas integrado ao sistema de multimídia de 14,9”, com sistema operacional 8 da BMW e diversas funcionalidades, como detecção de semáforos e atualizações via internet sem fio.
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