O caro leitor viu aqui, no final de abril, que a produção da BMW S 1000 RR em Manaus (AM) havia começado. E, mais recentemente, noticiamos o início da pré-venda do modelo.
A moto só será apresentado oficialmente ao grande público na semana que vem, durante o Festival Interlagos - Motos. Mas hoje já rolou uma apresentação técnica detalhada para a imprensa, e vamos mostrar aqui as principais novidades da moto.
A S 1000 RR foi modernizada para continuar na posição de referência no segmento das superbikes de alto desempenho. Afinal de contas, é fato: muito potente, adequadamente leve e extremamente maneável, ainda é a melhor das superesportivas disponíveis no país.
A linha 2025 modelo 2026 da moto tem novidades estéticas e mecânicas, que modernizaram seu visual e melhoraram o desempenho. No design, exibe novos difusores de ar na dianteira, que ajudam na aerodinâmica em altas velocidades e proporcionam mais estabilidade em trechos sinuosos e em circuitos. As novas asas proporcionam até 37% a mais de downforce do que na antecessora.
Falando assim, fica um tanto subjetivo, certo? Então compare na tabelinha abaixo os números de downforce do modelo atual em comparação ao anterior:
E, na imagem abaixo, é possível ver também que o downforce agora supera até mesmo o da versão "M" RR 2024 - que é preparada especialmente para uso em pista.
Ainda na parte de design, a BMW S 1000 RR também ganhou um novo para-lama dianteiro. Pode parecer perfumaria, mas passa longe disso: agora com "dutos de freio M", a peça passa a ter outras funções, muito além de apenas "parar a lama".
Com o novo desenho, proporciona melhor aerodinâmica, protege mais os tubos da suspensão dianteira, permite melhor resfriamento dos freios pelo fluxo de ar e, por tabela, melhora a performance dos freios - dando mais estabilidade e capacidade de repetição nas frenagens em pista. Confira na imagem abaixo, que compara o novo para-lama com o anterior:
A nova BMW S 1000 RR tem uma longa lista de equipamentos e recursos. O novo Kit Chassi M, por exemplo, permite a possibilidade de ajustes precisos na balança e no amortecedor traseiro. É item de série em todas as versões.
A ponteira de escapamento Akrapovic em titânio e fibra de carbono também é de série em todas as versões. Outras novidades são os dutos de freio "M" com melhor arrefecimento e o punho do acelerador "M" com redução de 14 graus no curso em relação ao da antecessora.
Antes com 72 graus de abertura, agora tem apenas 58 graus. Isso proporciona acelerações mais direta com menor movimento do punho. Vale acrescentar que os dois manetes, de freio e embreagem, são ajustáveis no ângulo de abertura.
Na versão topo de linha M Carbon, os destaques são os componentes feitos com esse material nobre, que mescla resistência e leveza: para-lamas, capa da corrente, capa do pinhão, carenagens, laterais e até mesmo as rodas são feitas de fibra de carbono.
Todas as versões usam o mesmo motor de quatro cilindros em linha, comando de válvulas variável na admissão (shiftcam) e cabeçote com design de dutos copiados dos usados na versão de pista "M" RR. Com 999 cm³, esse compacto bloco entrega 210 cv de potência a 13.750 rpm e 11,3 kgfm de torque a 11.000 rpm.
A transmissão tem seis marchas, com quickshifter bidirecional (aqui chamado de "assistente de trocas de marchas Pro"). A secundária é por corrente - que é modelo "M Endurance", de manutenção reduzida. O consumo prometido é de 15,6 km/l, em média.
A BMW S1000 RR tem sete modos de pilotagem de série, sendo três "Pro" configuráveis: Rain, Road, Dynamic, Race, Race Pro 1, Race Pro 2 e Race Pro 3. Também integram a lista de itens de série do modelo os controles eletrônicos de frenagem e de deslizamento, para curvas com ainda mais precisão e controle, além de - claro - controles eletrônicos de estabilidade e tração e freios com ABS atuantes em curvas.
A moto também tem o chamado "Brake Slide Assist" (BSA). Parte do ABS Pro, é um sistema de assistência ao piloto que permite controlar o deslizamento da roda traseira durante a frenagem, especialmente em situações de corrida com pneus slick. O sistema calcula o ângulo de derrapagem, intervindo na pressão de frenagem e no controle de torque do motor (MSR) para reduzir o deslizamento e estabilizar a moto.
O painel de instrumentos, por sua vez, é o mesmo de antes: a bonita tela de TFT de 6,5 polegadas, repleta de informações e com configurações personalizadas para usos e necessidades diferentes.
A BMW S 1000 RR chega ao mercado brasileiro em três versões - RR, M Package e M Carbon. Confira abaixo os preços especiais de lançamento - para pagamento à vista.
No financiamento, o modelo tem taxa de juros exclusiva de 0,69% a mês, com 60% de entrada e saldo em 24 meses com a BMW Serviços Financeiros. Além disso, há um ano de seguro gratuito subsidiado pela fábrica ou R$ 5 mil de bônus com outra moto entrando na troca. A garantia é de três anos.