O canal de notícias da Webmotors

BMW Série 3 faz 50 anos de produção

Modelo soma mais de 18 milhões de unidades produzidas desde 1975 e se consolida como pilar industrial da marca

por André Deliberato

O BMW Série 3 completa 50 anos de produção neste final de 2025 - e, com isso, se consolida como um dos modelos mais importantes da história da marca alemã. Desde o início da fabricação, em 1975, o sedã saiu das linhas de montagem mais de 18 milhões de vezes, em 18 fábricas distribuídas por 13 países. Virou um dos principais responsáveis pela expansão industrial da BMW fora da Alemanha e, segundo a própria empresa, pela adoção de tecnologias que moldaram a estratégia global de produção da empresa.


Veja também
Oferta Relacionada: Marca:BMW Modelo:320I

A história do BMW Série 3

Produzido atualmente em quatro continentes, o BMW Série 3 é considerado um dos pilares da rede internacional de manufatura da BMW.
Ao longo destas cinco décadas, acompanhou a evolução tecnológica da indústria automotiva e serviu como plataforma para a implementação de processos que hoje fazem parte do conceito "iFACTORY" da BMW, baseado em eficiência, flexibilidade, digitalização e uso racional de recursos.

Origem em Munique

A fábrica de Munique - sede histórica da BMW, na região da Bavária - é o berço do Série 3 desde 1975. A unidade foi pioneira na adoção de tecnologias de automação e flexibilidade produtiva.
Em 1982, durante a segunda geração, a planta ganhou linha de montagem de carrocerias totalmente automatizada, alcançando na ocasião um índice de automação superior a 90% graças ao uso de robôs industriais.
Ao longo do tempo, a fábrica incorporou sistemas de solda programáveis, esteiras aéreas, tecnologias avançadas de pintura e processos de produção controlados por computador.
Hoje, a planta usa ferramentas digitais e sistemas de qualidade apoiados por inteligência artificial, mantendo o Série 3 como referência interna para inovação industrial.

Expansão global e internacionalização da produção

O crescimento da demanda pelo Série 3 impulsionou a expansão da produção para outras unidades fabris da BMW. Em 1980, a fabricação foi ampliada para a planta de Dingolfing, também na Alemanha, e em 1986 passou a incluir também a fábrica de Regensburg.
A partir daquela década, o modelo virou peça-chave na internacionalização da marca, com novas linhas de produção em Rosslyn, na África do Sul, a partir de 1984; e Spartanburg, na sede dos Estados Unidos, a partir de 1994.
Essas expansões permitiram abastecimento local para mercados estratégicos e contribuíram para a formação da atual rede global de produção da BMW, caracterizada pela distribuição internacional de valor e pela capacidade de adaptação a diferentes demandas regionais.
Tá atrás de um Série 3? Venha ver ofertas!

Base para novas fábricas e múltiplas tecnologias

O BMW Série 3 também desempenhou papel central na abertura de novas fábricas da BMW.
Unidades como Spartanburg, Leipzig e San Luis Potosí, além da joint-venture BBA, na China, iniciaram suas operações com a produção do modelo.
Com isso, ao longo dos anos, praticamente todas as plantas do grupo fabricaram alguma versão do Série 3 - incluindo sedãs, conversíveis, peruas e as variantes esportivas da série M.
Essa flexibilidade produtiva permitiu que diferentes tecnologias de propulsão fossem integradas à linha de montagem. Hoje, o Série 3 é feito com motores a combustão, sistemas híbridos tipo plug-in e configurações totalmente elétricas, o que mostra a transição tecnológica da indústria automotiva.
Oferta Relacionada: Marca:BMW Modelo:M3

Produção atual e próximos passos

A sétima geração do BMW Série 3 é feita atualmente em Munique, Shenyang (China), San Luis Potosí (México) e nas unidades regionais de Chennai (Índia), Rayong (Tailândia) e Araquari (Brasil), além de fábricas parceiras em outros países. Essa presença praticamente global reforça a importância do modelo na estratégia industrial da marca.
Paralelamente, vale dizer, a BMW prepara a oitava geração do Série 3.
Uma versão elétrica será produzida em Munique a partir do segundo semestre de 2026, como parte da nova família chamada "Neue Klasse".
Essa produção também será estendida a fábricas na China e no México. A marca confirmou ainda o retorno do modelo à Dingolfing, ampliando a capacidade global para a nova fase do sedã.
Com meio século de história, por fim, o BMW Série 3 continua como um dos modelos mais emblemáticos da marca e um dos principais responsáveis pela evolução tecnológica e industrial da BMW.

Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas