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A história do BMW Série 3
Produzido atualmente em quatro continentes, o BMW Série 3 é considerado um dos pilares da rede internacional de manufatura da BMW.Ao longo destas cinco décadas, acompanhou a evolução tecnológica da indústria automotiva e serviu como plataforma para a implementação de processos que hoje fazem parte do conceito "iFACTORY" da BMW, baseado em eficiência, flexibilidade, digitalização e uso racional de recursos.
Origem em Munique
A fábrica de Munique - sede histórica da BMW, na região da Bavária - é o berço do Série 3 desde 1975. A unidade foi pioneira na adoção de tecnologias de automação e flexibilidade produtiva.Em 1982, durante a segunda geração, a planta ganhou linha de montagem de carrocerias totalmente automatizada, alcançando na ocasião um índice de automação superior a 90% graças ao uso de robôs industriais.
Ao longo do tempo, a fábrica incorporou sistemas de solda programáveis, esteiras aéreas, tecnologias avançadas de pintura e processos de produção controlados por computador.
Hoje, a planta usa ferramentas digitais e sistemas de qualidade apoiados por inteligência artificial, mantendo o Série 3 como referência interna para inovação industrial.
Expansão global e internacionalização da produção
O crescimento da demanda pelo Série 3 impulsionou a expansão da produção para outras unidades fabris da BMW. Em 1980, a fabricação foi ampliada para a planta de Dingolfing, também na Alemanha, e em 1986 passou a incluir também a fábrica de Regensburg.A partir daquela década, o modelo virou peça-chave na internacionalização da marca, com novas linhas de produção em Rosslyn, na África do Sul, a partir de 1984; e Spartanburg, na sede dos Estados Unidos, a partir de 1994.
Essas expansões permitiram abastecimento local para mercados estratégicos e contribuíram para a formação da atual rede global de produção da BMW, caracterizada pela distribuição internacional de valor e pela capacidade de adaptação a diferentes demandas regionais.
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Base para novas fábricas e múltiplas tecnologias
O BMW Série 3 também desempenhou papel central na abertura de novas fábricas da BMW.Unidades como Spartanburg, Leipzig e San Luis Potosí, além da joint-venture BBA, na China, iniciaram suas operações com a produção do modelo.
Com isso, ao longo dos anos, praticamente todas as plantas do grupo fabricaram alguma versão do Série 3 - incluindo sedãs, conversíveis, peruas e as variantes esportivas da série M.
Essa flexibilidade produtiva permitiu que diferentes tecnologias de propulsão fossem integradas à linha de montagem. Hoje, o Série 3 é feito com motores a combustão, sistemas híbridos tipo plug-in e configurações totalmente elétricas, o que mostra a transição tecnológica da indústria automotiva.
Produção atual e próximos passos
A sétima geração do BMW Série 3 é feita atualmente em Munique, Shenyang (China), San Luis Potosí (México) e nas unidades regionais de Chennai (Índia), Rayong (Tailândia) e Araquari (Brasil), além de fábricas parceiras em outros países. Essa presença praticamente global reforça a importância do modelo na estratégia industrial da marca.Paralelamente, vale dizer, a BMW prepara a oitava geração do Série 3.
Uma versão elétrica será produzida em Munique a partir do segundo semestre de 2026, como parte da nova família chamada "Neue Klasse".
Essa produção também será estendida a fábricas na China e no México. A marca confirmou ainda o retorno do modelo à Dingolfing, ampliando a capacidade global para a nova fase do sedã.
Com meio século de história, por fim, o BMW Série 3 continua como um dos modelos mais emblemáticos da marca e um dos principais responsáveis pela evolução tecnológica e industrial da BMW.
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