Novo iX3 inaugura "nova era elétrica" da BMW

Primeiro carro da chamada "Neue Klasse" (Nova Classe em alemão) tem 805 km de autonomia, recarga rápida e design inédito

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Novo iX3 inaugura "nova era elétrica" da BMW
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A BMW apresentou nesta sexta (5/9) o novo iX3. É o primeiro modelo de produção em série da chamada "Neue Klasse" ("Nova Classe" em alemão), que representa a próxima geração de elétricos da marca.

O SUV estreia a sexta geração da tecnologia eDrive, que combina motores mais eficientes, baterias de alta voltagem com células cilíndricas e sistema de 800 Volts. Veja só os dados: até 805 quilômetros de autonomia no ciclo europeu (WLTP), 469 cv de potência e capacidade de recarga ultrarrápida de até 400 kW, capaz de recuperar 372 quilômetros em dez minutos.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
Design do novo BMW iX3 2026 é seu maior destaque - justamente devido à polêmica
Crédito: Divulgação
toggle button

Como é o futuro BMW iX3

Produzido na nova fábrica da BMW em Debrecen, na Hungria, o iX3 também inaugura uma arquitetura eletrônica com quatro supercomputadores, chamados de “supercérebros”.

Eles controlam desde o gerenciamento do motor a funções de condução automatizada e informação, intensificando a interação entre motorista e veículo. Entre as novidades está o sistema "Heart of Joy" (O "Coração da Alegria", em tradução do inglês), que integra propulsão, freios e recuperação de energia para oferecer respostas mais rápidas e precisas.

O modelo também estreia o Panoramic iDrive, sistema que projeta informações por toda a largura do para-brisa, criando uma operação intuitiva e possibilitando personalização (veja na imagem abaixo).

BMW iX3 2026 estreia o Panoramic iDrive, sistema que projeta informações por todo o para-brisa
Crédito: Divulgação
toggle button

Recursos de inteligência artificial, assistentes de condução de nova geração e atualizações remotas de software também fazem parte do pacote. Além disso, o SUV traz novas soluções de carregamento bidirecional e pode fornecer energia para dispositivos (V2L), residências (V2H) e até para uma rede elétrica (V2G).

Com dimensões próximas às de um X3 atual, o novo BMW iX3 ainda tem porta-malas com capacidade entre 520 e 1.750 litros e um compartimento extra sob o capô.

Apesar do design polêmico, o carro tem painel com design minimalista, materiais sustentáveis e amplo espaço para cinco ocupantes.

SUV pode fornecer energia para dispositivos, residências até para uma rede elétrica
Crédito: Divulgação
toggle button

Não curtiu o desenho? Má notícia: seu lançamento marca a estreia da nova linguagem de design da BMW, que será replicada em toda a linha "Neue Klasse" até 2027.

Segundo Oliver Zipse, presidente do conselho da BMW AG, este iX3 simboliza "um salto em tecnologias, experiência de condução e design", e inaugura uma fase em que eletrificação, digitalização e sustentabilidade caminham juntas.

Ao todo, 40 novos modelos e atualizações de carros da marca vão adotar as soluções da Neue Klasse nos próximos dois anos, consolidando a estratégia global da empresa.

 

Comentários
Wid badge