O BMW XM 2023 finalmente foi revelado. O super-SUV híbrido da fabricante alemã faz parte da comemoração dos 50 anos da divisão de alto desempenho BMW Motorsport e é o primeiro carro equipado com trem de força eletrificado completamente desenvolvido por ela.
O modelo custará US$ 159 mil, o equivalente a R$ 850 mil, chegará às lojas dos Estados Unidos até dezembro deste ano e em outros mercados apenas a partir de 2023,. Não há previsão para o Brasil por enquanto.

Além disso, o XM é o primeiro produto da BMW Motorsport que não é derivado de um modelo comum da BMW desde o supercarro M1, do final dos anos 1970, que tinha motor central. É um grande feito, mas também uma certa decepção para os fãs mais conservadores, que ficarão consternados ao saber que o segundo carro de uma divisão criada para vencer corridas é um SUV de 2.721,5 quilos (isso torna o XM quase 2,4 vezes mais pesado que um E30 M3 original).
O sistema M Hybrid do BMW XM oferece uma potência total de 653 cv (gerada pela combinação do motor a combustão e o sistema de acionamento elétrico). Sustentado por um motor V8 de alta rotação recém-desenvolvido, tem tecnologia de ponta M TwinPower Turbo de 4,4 litros com coletor de escape cruzado e um processo otimizado de separação de óleo.
O motor de oito cilindros é auxiliado em sua tarefa por um motor elétrico integrado à transmissão M Steptronic de oito velocidades. A força propulsora do motor é instantaneamente ativada ao arrancar, produzindo torque total máximo de 81,6 kgf.m, oriunda da combinação dos dois motores. Com isso, o BMW XM 2023 acelera de zero a 100 km/h em 4,3 segundos - um índice excelente ara seu tamanho e peso.
O botão M Hybrid no console central é usado para selecionar um dos três modos de condução, incluindo uma configuração "electric" para rodar com zero emissões em locais com velocidades de até 140 km/h e por até 88 quilômetros no ciclo WLTP. Isso se deve à bateria de alta tensão de íons de lítio montada na parte inferior do carro e aos 25,7 kWh de energia útil que ela fornece. A unidade de carregamento combinado no BMW XM permite recargas AC de até 7,4 kW.
Toda a força e a potência geradas pela dupla de motores é canalizada para a as rodas por meio do sistema de tração integral M xDrive, cuja configuração traseira é particularmente perceptível no modo 4WD Sport. Os motoristas também podem selecionar o modo 4WD Sand, que foi concebido especificamente para dirigir sobre dunas e superfícies semelhantes. A operação do diferencial M Sport no eixo traseiro também é totalmente variável.
A versão Label Red do BMW XM 2023 será adicionada à gama de modelos no segundo semestre do ano que vem e se tornará o carro mais potente da história da BMW M GmbH produzido em série. Também combinará os motores a combustão e elétrico e renderá 748 cv de potência total e torque máximo de 102 kgf.m, conforme divulgado pela marca. Mas isso terá um preço diferenciado: US$ 185 mil, ou seja, quase R$ 1 milhão.
O visual do XM apresenta contornos acentuados e silhueta alongada, sugestões de design típicas da divisão M e uma interpretação retrabalhada da aparência frontal criada para os modelos do segmento de luxo da BMW. Além disso, tem série de detalhes muito particulares.
Os faróis são divididos em duas unidades separadas, a grade BMW em forma de rim com contornos dourados e com iluminação contínua ao redor e as grandes entradas de ar são as características que definem a dianteira. Na lateral, uma faixa de destaque em ouro lembra a faixa preta ao longo da carroceria do BMW M1. Outras referências ao passado vêm na forma dos logotipos da BMW gravados na janela traseira e na estrutura de persianas das lanternas traseiras.
O carro é equipado de série com rodas de liga leve de 21 polegadas com design diferenciado, além de ter como opção outras variantes de até 23 polegadas. Por dentro, a cabine é repleta de acabamentos em fibra de carbono e couro.
A marca diz que a combinação de uma longa distância entre-eixos com molas e amortecedores controlados eletronicamente para o máximo desempenho não só em aceleração, mas também em dinâmica, dá ao carro uma distribuição de peso próxima a 50/50 e baixo centro de gravidade. Contribui para isso o posicionamento da bateria no piso, garantindo que o XM atinja uma combinação bem equilibrada de desempenho e conforto.



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